Polícia

Anselmo Brandão promete novo modelo de gestão

Publicado em 09/01/2015, às 14h29   Amanda Sant'ana (Twitter: @amandasmota)



Na manhã desta sexta-feira (9) foi empossado pelo governador Rui Costa, o novo comandante da Polícia Militar da Bahia, o coronel Anselmo Brandão. Na oportunidade estiveram presentes autoridades civis e militares, o secretário de Segurança pública, Maurício Barbosa, além de oficiais e praças da Corporação.
O novo coronel que assumirá o lugar do coronel Alfredo Castro – ficou a frente da Polícia Militar da Bahia por três anos e nove meses – comandará uma tropa de 32 mil policiais militares, que atuam em 20 Batalhões, 82 Companhias Independentes de Polícia Militar, 21 unidades especializadas e 12 Colégios da Polícia Militar, quatro Batalhões Escola, além do efetivo da Academia de Polícia Militar e do Centro de Formação e aperfeiçoamento de Praças.
Em declarações, o novo coronel contou que seu principal desafio a posse do comando será de otimizar e potencializar as ações que já vem sendo implementadas no estado: “Nós faremos um novo modelo de gestão, teremos uma polícia mais presente onde o cidadão possa, em  qualquer lugar em que ele se encontre no nosso estado, ser observado e passar uma sensação de segurança”, assegurou.
Ainda sobre os desafios, Anselmo Brandão garantiu que existem alguns assuntos que merecem um maior destaque, como um policiamento mais próximo da sociedade: “Lógico que em toda atividade pública o gestor tem foco, tem áreas de ação para fazer a sua atuação, eu, particularmente, compactuo com a polícia da aproximação, com a polícia comunitária, com a polícia próxima ao cidadão, sem esquecer que dentro desse processo tem que haver a participação de todos os setores: da família e das instituições, para que possamos fazer uma corrente do bem. A Polícia Militar irar cumprir todos os requisitos e proposições que nos iremos implantar nesse novo modelo de gestão”.
Perguntado sobre a segurança aos rodoviários, que tem sido vítimas constantes dos assaltos, o comandante garantiu que já está reforçando a segurança e a partir de hoje (9), trinta viaturas estarão atuando na cidade, paradas nos corredores do tráfego, para que o cidadão sinta a segurança e a delinquência perceba que a polícia da Bahia está mais forte: “E nos sábados teremos ações com a GRAER nas comunidades onde tem problema de segurança pública, para que dê mais ostensividade e sensação de segurança à população”, disse o coronel, referindo-se ao Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.
Presente na cerimônia, o governador Rui Costa elogiou o trabalho do coronel Alfredo Castro e contou que em meio a numerosos candidatos, a escolha do novo coronel, Alselmo Brandão, se deu pelas experiências comprovadas, excelente currículo no qual reunia as melhores condições para assumir o comando: “Desejo a ele toda sorte e bom trabalho, onde terá um governador que o acompanhará de perto para ajudar e vencer os desafios que a segurança pública representa”, disse o governador. 
Perguntado sobre a investigação dos crimes cometidos contra policiais, Rui Costa adiantou que já  pediu ao comandante, que hora toma posse, para reforçar essa força tarefa e inteligência: “Tudo isso para que essa força tarefa não deixe nenhum crime contra o policial civil e militar sem esclarecimento, porque isso tem um impacto forte tanto para a sociedade quanto para a própria corporação”.
Já nos casos críticos de roubos a bancos, Rui Costa adiantou que irar articular com outros governadores para uma audiência com a presidente Dilma Roussef e com o Congresso Nacional: “Assim exigiremos que a Febraban faça um investimento maior para a segurança pública. Na minha opinião a Federação não tem feito investimento correspondente”. 
Referente aos quatro mil policiais fora das atividades, o governador garantiu que vai adotar medidas no sentido de retornar esses policiais a atividade da Polícia Militar, chamando dentro do estado aqueles que vêm empenhando outras funções, que não na segurança pública, bem como o contingente que existe em outros poderes.
“Nós temos muitos projetos em andamento para a Polícia Militar como mais unidades de policia independente, novos batalhões e eu diria uma reorganização. A população baiana verá nas próximas semanas os anúncios que faremos da modernização da PM e da mudança e do aperfeiçoamento da gestão. Com poucos recursos você tem que refinar para que não tenha nenhum recurso mal empregado na burocracia ou no desvio funcional, evitando portanto, que esses desvios enfraqueçam a atividade fim”, concluiu. 
Presente no evento, o secretário Maurício Barbosa fez questão de dar destaque a segurança pública da cidade, afirmando que a Bahia tem experiências bem sucedidas em policiamento comunitário com redução de 90% da criminalidade em algumas regiões. Quanto as expectativas para o futuro, Barbosa adiantou que tem algumas medidas a serem implementadas, entre elas criação de novas unidades. Novos programas serão anunciados pelo governado Rui costa, entre eles a criação do BOPE.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp