Polícia

Inquérito do DHPP sobre as mortes no Cabula deve ser concluído até dia 29

Publicado em 19/05/2015, às 08h03   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após o Ministério Público Estadual concluir sua investigação sobre a ação policial na Vila Moisés, no Cabula, que resultou em 12 mortes e apontou execução sumária por parte dos policiais militares, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) afirma que o inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deve ser concluído até o dia 29 de maio, de acordo com prazo estipulado pelo Poder Judiciário.
Segundo o órgão, a primeira etapa da reconstituição do fato foi realizada na última sexta-feira (15), quando peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) entrevistaram, individualmente, das 8h às 22h, os policiais e outras pessoas envolvidas no episódio.
Representantes da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Corregedoria da Polícia Militar (PM), o diretor do DHPP, delegado José Alves Bezerra, e advogados das partes envolvidas acompanharam as entrevistas. O Ministério Público da Bahia foi convidado para participar.
Segundo o delegado José Bezerra, a segunda e última fase da reconstituição será realizada na Vila Moisés, onde os fatos
ocorreram, ainda esta semana, se as condições climáticas permitirem. O objetivo é extrair a verdade confrontando as versões individuais apresentadas na primeira fase com a reprodução idêntica das ações vivenciadas por todos os personagens envolvidos no episódio.
Ainda de acordo com o delegado, serão recriadas, no local, as mesmas condições de horário, luminosidade, clima e demais fatores à qual as pessoas estiveram expostas. A investigação só pode ser concluída depois que todos os elementos estiverem disponíveis para análise: laudos periciais, declarações dos envolvidos e demais provas, que permitirão o alcance da dinâmica dos fatos narrados. Ao final do processo de investigação, com o inquérito concluído, a SSP se manifestará sobre o caso.
Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp