Polícia

Sobradinho: família com 12 pessoas vive em quarto apertado e apela ao Bocão News

Publicado em 15/08/2015, às 16h21   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

A crise financeira que assola o país tem deixado muitos brasileiros preocupados com a situação, no mínimo, desconfortável. Porém, na vida de muitas famílias em comunidades pobres, crise econômica é uma constante, variando apenas para o agravo da precariedade.

A jovem Valdevânia Vicente Batista, 18 anos, procurou a reportagem do Bocão News neste sábado (15), através do Whats App do site, para pedir ajuda sobre a situação que vive com sua família composta por 12 pessoas, que dormem em camas, redes e colchões amontoados em um quarto construído ao lado da casa da irmã, na Vila São Joaquim, no município de Sobradinho, na Região Baiana do Vale do São Francisco. A família da jovem apela por moradia, emprego e ajuda na alimentação das crianças.

Valdevânia concluiu o ensino médio no ano passado, sonha em fazer a faculdade. “Eu terminei o curso técnico em administração, quando tinha 17 anos. Sonho em cursar direito e ser advogada”, revela a jovem, que já defende os direitos a assistência social que é cabível à sua família.

O drama da família de Valdevânia começou há cerca de quatro anos, quando seu avô, Valdeci Pedro Vicente, 85 anos, passou por problemas de saúde e teve que vender a casa onde todos moravam para pagar os tratamentos médicos, que não conseguiu na rede pública. “Hoje ele mora em um abrigo em Petrolina, mas teve que vender a casa para se cuidar e isso fez com que a gente ficasse sem onde morar”, explica.

A irmã da jovem, Ana Cleide Vicente Monteiro, veio com três filhos do estado de São Paulo em setembro de 2014, após sofrer agressões junto com filhos e se separar do marido. Logo depois, ela recebeu uma casa de herança do companheiro, que morreu. “A casa era dele, que ele recebeu da prefeitura e ficou para os filhos”, conta Valdevania.  

Os pais de Valdevania construíram um cômodo ao lado da casa da irmã. Ela divide o espaço com a mãe Maria Eva Vicente, 52 anos; o pai, Valdeci Rodrigues Batista; uma irmã que tem sete filhos, entre estes, um bebê de dois meses e outro de um ano e meio, e mais cinco crianças, totalizando, cinco adultos e mais sete crianças. A jovem conta que a mãe trabalhava em uma empresa de cultivo de uvas, mas foi demitida e por conta da idade não conseguiu mais emprego.

Segundo Maria Eva, mãe de Valdevania, desde setembro do ano passado que a família procura ajuda na Secretaria Municipal de Assistência Social de Sobradinho, mas a resposta é sempre negativa. “Eles não tomaram nenhuma providência. Eles alegam que não tem recursos e nem estrutura para dar auxílio e não tem como ajudar a gente”, explica.

A irmã de Valdevania vive com os três filhos na casa, onde cede parte da cozinha. Já no cômodo ao lado, os restante da família tem um banheiro e os adultos e crianças dormem em camas e redes. A comida é feita à lenha. Segundo a mãe de Valdevânia, eles tiram o sustento do programa Bolsa Família, e mesmo assim não é o suficiente para alimentação de todos. “Nós compramos cesta básica fiado para pagar com 30 dias e pagamos quando recebemos o Bolsa Família, mas nem sempre conseguimos pagar na data certa”, explica Maria Eva.

Maria Eva disse que está escrita no Minha Casa Minha Vida, há nove anos. “Eu moro em Sobradinho há 42 anos e nunca tive uma ajuda de prefeitura nenhuma. Me escrevi há nove anos no Minha Casa Minha Vida. Quero ter uma casa para meus filhos e meus netos. Eu peço que a prefeitura me socorra dando emprego para mim, minha filha e meus filhos”, apela.

Segundo Tribunal de Contas Estado (TCE), o município de Sobradinho arrecada cerca de R$ 4 milhões por mês e tem uma população de aproximadamente 23 mil habitantes. A reportagem do Bocão News ligou para prefeitura de Sobradinho, mas não teve as ligações atendidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp