Polícia
Publicado em 09/01/2019, às 06h42 Redação BNews
O governador Rui Costa demitiu dois delegados da Polícia Civil acusados de integrar um esquema de corrupção nos municípios de Cansanção e Monte Santo, no norte baiano. Carlos Roberto Botelho Vasconcelos e Josivânio da Rocha Araújo foram alvos da Operação Monte Santo, no ano de 2011.
Segundo as investigações, a quadrilha atuava em várias frentes, recebendo dinheiro de traficantes para beneficiar atividades deles. As apurações apontaram também que os criminosos extorquiam pessoas abordadas em blitze e vazavam informações de operações de combate às drogas. O grupo negociava a liberdade de criminosos e liberação de material apreendido mediante pagamento de valores que oscilavam entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. Araújo foi apontado como líder da quadrilha.
Esta é a segunda vez que Vasconcelos é demitido pelo governador por causa do caso. Ele foi exonerado em setembro de 2017, mas uma decisão judicial obrigou a reintegração do delegado ao quadro de servidores públicos. O retorno de Carlos Roberto Botelho Vasconcelos ocorreu em outubro de 2018. A segunda demissão do delegado ocorreu neste mês de janeiro de 2019, com publicação do ato no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (9).
*Matéria atualizada às 09h18, para incluir a informação de que Rui Costa demitiu também o delegado Josivânio da Rocha Araújo, acusado de participação no esquema junto a Carlos Roberto Botelho Vasconcelos. O título inicial também foi alterado. Saiu de "Rui Costa demite, pela segunda vez, delegado acusado de corrupção" para "Governador demite dois delegados acusados de envolvimento em esquema para beneficiar traficantes".
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
Oportunidade
som poderoso
Super desconto
Imperdível