Polícia

Ao comentar morte durante assalto a ônibus, secretário pondera que índices deste tipo de crime tem caído

Vagner Souza/BNews
Segundo SSP-BA, entre janeiro e 17 de julho deste ano, os assaltos a ônibus reduziram 29% em relação ao mesmo período do ano passado. "Fica aquela sensação de que as coisas estão piorando mas não estão não", disse Ricardo Mandarino ao lamentar episódio  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 27/07/2021, às 12h22   Nilson Marinho e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Ricardo Mandarino, avaliou na manhã desta terça-feira (27) os índices de assaltos a ônibus "tem caído", apesar de registros recentes de crimes desta natureza que culminaram em vítimas mortais. 

Na ocasião, Mandarino comentou o assalto a ônibus ocorrido na última segunda-feira (26) e que deixou um morto. O episódio ocorreu na linha Pituba/Paripe, na BR-324, altura do bairro de Jaqueira do Carneiro, em Salvador, na noite da última segunda-feira (26).  

Um outro assalto, na noite do último domingo (25) também resultou em um morto e um baleado

"Um incidente desse causa um impacto muito grande. Fica aquela sensação de que as coisas estão piorando mas não estão não. Infelizmente o que aconteceu ontem foi terrível, pois morreu gente - e temos que ficar preocupados e lamentar", afirmou, ponderando que os índices relacionados à modalidade têm reduzido. 

Dados da SSP-BA indicam que entre janeiro e 17 de julho deste ano foram registrados 732 assaltos a ônibus. No mesmo período de 2020, foram 1.034 casos, Assim, no comparativo, é possível constatar uma redução de 29%. 

O secretário opinou que, apesar da falta de cooperação com os empresários de ônibus, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) tem conseguido atuar para a reduzir os assaltos a ônibus nos "horários mais críticos". 

"As empresas de ônibus não colaboram em nada com essa questão. Poderiam colaborar instalando câmeras de melhor qualidade dentro dos ônibus, mas elas se recusam a fazer isso", criticou.

Ele conta que chamou os empresários do ramo para tratar sobre o tema e nenhum deles apareceu. Ele comparou esta postura à da Federação Brasileira de Bancos (Febabran), que, segundo o secretário, se reuniu com a SSP-BA para debater os assaltos a agências bancárias no Estado.

"Eles estão nos ajudando. Tanto que os assaltos a banco faz 45 dias que não tem . Aliados a nossas investigações e prisões de chefe de quadrilha, e as medidas deles - de tinturar cédulas colocar alarmes nos bancos... Tudo isso tem inibido os assaltante", avaliou.

Notícia Relacionada

Bahia deve abrir licitação para compra de câmeras acopláveis a uniforme policial em até dois meses

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp