Polícia

Mais de 3 mil pedófilos são identificados na Igreja Católica após 71 anos

Getty Images/Getty Images
Bnews - Divulgação Getty Images/Getty Images

Publicado em 03/10/2021, às 11h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Igreja Católica na França teve entre 2.900 e 3.200 pedófilos desde 1950, de acordo com as investigações do presidente da comissão Jean-Marc Sauvé.

No entanto, o número é uma estimativa mínima que foi baseada em arquivos policiais, da Justiça, imprensa, além da própria igreja. A contagem é referente a uma população de 115 mil sacerdotes ou religiosos nestes 71 anos.

A conclusão de dois anos e meio de trabalho será revelada nesta terça-feira (5), com um relatório de 2.500 páginas, tendo anexos também. A comissão vai avaliar os mecanismos institucionais e culturais que tem conseguido favorecer o abuso sexual. Além disso, um balanço com a quantidade de vítimas vai comparar os casos na igreja católica e em outras instituições. 

No brasil, um padre da igreja católica está sendo acusado por oito monges de violência e assédio sexual. Ernani Maia dos Reis, que comanda o Mosteiro Santíssima Trindade, em Minas Gerais, humilhou e agrediu outras 11 pessoas. 

"Mas você é gay, casar para enganar uma moça, mentir pra ela uma vida inteira? Porque você é gay", disse Ernani. A vítima relatou ao portal que o padre pegou uma de suas mãos e a levou até o próprio pênis. "Você tá precisando disso aqui, de pinto", disse o padre à uma vítima que não quis ser identificada. 

Um caso parecido aconteceu, também, com uma menina de 11 anos que teria sofrido abuso sexual de um pastor na igreja que frequentava com a família. A mãe da vítima comentou que a menina questioou sobre o que seria estupro. 

“No dia 23 de março, ela estava na igreja com meu pai, que estava trabalhando, como de costume, e falou assim: ‘Vô, o que é estupro?’. Ele explicou, né, que é quando o homem pega a mulher à força… ‘Mas vô, eu quero saber isso porque o pastor veio por trás de mim e se esfregou em mim’. Meu pai ficou assustado, ele não estava acreditando. Ficamos com a pulga atrás da orelha”, comentou a mãe em conversa ao site Metrópole. 

Leia também:
Oitava vítima do padre Delson Zacarias relata abusos: “Tentou me masturbar”
Padre usava doce para atrair coroinhas e cometer abusos sexuais
Alunas denunciam professor de escola particular de Salvador por abuso sexual
Pastor é flagrado cometendo importunação sexual contra menina de 14 anos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp