Polícia

Secretário de Segurança explica resultado da operação

Imagem Secretário de Segurança explica resultado da operação
Base Comunitária do Bairro da Paz será inaugurada no próximo dia 13  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/09/2012, às 14h12   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

A secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vem intensificando as ações preparatórias para a instalação da sétima Base Comunitária do estado, sendo a primeira no Bairro da Paz. Na última terça-feira (4), uma grande operação foi realizada na localidade, mas o resultado dividiu opiniões.

Em primeira análise a “Operação Saneamento” movimentou muitos recursos humanos e materiais e resultou na morte do traficante Tiago Fernandes Silva Queiroz, 27, conhecido como “Branco”.

Contudo, conforme explica o secretário Maurício Barbosa, “a intenção da operação foi exatamente fazer a ocupação. Nós tínhamos o rescaldo de oito mandados de prisão a serem cumpridos, mas não podemos esquecer que estamos há dois meses fazendo operações no Bairro da Paz”.

A ocupação contou com a participação de 32 investigadores do Denarc e 187 policiais militares, oriundos do Grupamento Aéreo (Graer), Rondas Especiais (Rondesp), Operação Gêmeos, Esquadrão Águia, Batalhão de Choque e 15ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Além do Branco, outro suspeito foi encaminhado à delegacia e liberado após prestar depoimento. A operação também apreendeu um fuzil e diversas munições. Contudo, aparentemente modesto reflete, de acordo com Barbosa, o sucessão da atuação permanente da polícia.

“Todos os grandes traficantes da localidade, a exemplo de Beto e todos que sucederam a ele, foram presos ou mortos pela polícia. Se puxarmos o histórico veremos que tivemos duas grandes operações, nas quais fizemos apreensões de armas que saíram do Bairro da Paz, armas estas que estavam sendo utilizadas para roubar bancos”.

Segundo o secretário, a intenção desta operação é fazer com que a polícia ocupe de fato, faça a proteção até a instalação da Base Comunitária, que acontece no dia 13 de setembro, à tarde. Além de dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito.

Sobre os seis mandatos de prisão que não foram cumpridos, Barbosa tranquiliza a população afirmando que é apenas uma questão de tempo para estes sejam resolvidos. “Estamos realizando diligencias para cumpri-los”.

A inauguração da Base Comunitária acontece durante a tarde da próxima quinta-feira (13). Justamente no dia que o governador Jaques Wagner retorna de sua viagem ao exterior, onde foi buscar recursos para realizar investimentos na Mobilidade Urbana.


Foto: Roberto Viana // Bocão News

Publicada no dia 07 de setembro de 2012, às 15h38

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp