Polícia

Manifestação se transforma em vandalismo na Avenida ACM

Gilberto Júnior // Bocãonews
Depredação de ponto de ônibus e totens  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior // Bocãonews

Publicado em 04/11/2012, às 12h00   Tony Silva



Moradores do bairro da Polêmica, próximo a Avenida Antonio Carlos Magalhães, interditaram duas vias da avenida por volta das 09h da manhã de hoje.

Os manifestantes protestavam contra a morte de um homem identificado, como Oberlandio Santos de Souza, que aconteceu durante uma operação da polícia na noite de desta sexta-feira (02).

O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS/PM) informou que uma guarnição da 16ª CIPM fazia uma ronda no bairro da Polêmica, por volta da meia noite desta sexta-feira (02), quando se depararam com quatro elementos armados que começaram a atirar, entre eles estava, Oberlandio Santos de Souza, 23 anos, que foi atingido e em seguida levado pelos policiais para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.  

Para conter a manifestação foram deslocados policiais da Rondesp Atlântico, da 35ª e 26ª Companhia Independente da Polícia Milita (CIPM), Sob o comando do Major Sandes Júnior da região Atlântico, além de uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Segundo informações de policiais da Rondesp Atlântico, os manifestantes atearam fogo em um ponto de ônibus, um contêiner de lixo e um totem de propaganda, na Avenida ACM. A polícia informou também que no início da manifestação, indivíduos atiraram para inibir motoristas que tentaram furar o bloqueio com fogo pneus lixo queimado. Ainda de acordo as informações da polícia, um carro teve o para-brisa quebrado, mas ninguém ficou ferido.

Os manifestantes acusaram a polícia de cometer excessos ao adentrar na 1ª Travessa da Polêmica, apontando armas para idosos, crianças, e utilizando sprays de gases contra os moradores e os ameaçou verbalmente.

O Sargento André Luiz, da Rondesp Atlântico, disse que além dos atos de vandalismo, alguns elementos com rosto coberto fizeram gestos de ameaça e provocações durante a incursão dos policiais na 1ª Travessa da Polêmica.

Além das declarações do Sargento, o Major Sandes Junior, informou que a manifestação se transformou em vandalismo, mas a polícia não cometeu nenhum excesso, tendo em vista que o trabalho foi de controle da situação e nenhuma das guarnições presentes possui algum tipo de gás ou substâncias de combate.

Ainda durante a manifestação, um indivíduo não identificado foi preso em flagrante por policiais militares ao tentar atear fogo em outro ponto de ônibus. Ele foi encaminhado para 6ª Delegacia de Polícia. A manifestação foi contida pelos policiais e o trânsito foi liberado.

Fotos: Gilberto Junior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp