Polícia

Vídeo:Decon apreende produtos falsificados de marcas patrocinadoras da Copa

Imagem Vídeo:Decon apreende produtos falsificados de marcas patrocinadoras da Copa
Operação da Delegacia de Defesa do Consumidor irá continuar até Copa 2014  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/06/2013, às 12h21   Tony Silva (Twitter: Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

A operação de fiscalização de produtos falsificados, que é constantemente realizada pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil, terá um novo foco. Até o final da Copa 2014 será direcionada à marcas que estão envolvidas nos dois eventos mundiais que acontecem no Brasil. A lei 12.663, que trata especificamente da falsificação de marcas patrocinadoras das duas Copas está em vigor e está baseando as operações da DECON.

Na tarde desta quarta-feira (19), os policiais da Decon apreenderam, durante uma operação realizada entre a Avenida Sete e Baixa dos Sapateiros, uma grande quantidade de confecções, bolas de futebol, mochilas e outros produtos de grifes conhecidas internacionalmente como, a Tommy Hilfiger USA e Adidas. As falsificações variam entre as mais grosseiras até as mais próximas do original. Os produtos que - até o fechamento desta matéria não foram pesados -  ocuparam uma das salas da delegacia.

Segundo a delegada titular da Decon, Carla Santos Ramos, a marca que mais tem sofrido falsificação é a Adidas. “Talvez por estar com mais notoriedade no período de Copa a Adidas é a marca que mais tem sofrido falsificação, em alguns casos, de forma aperfeiçoada, mas nós fornecemos amostra para perícia que confirma a falsificação independente do grau de adulteração do produto”, afirma a titular.


Foram detidos cometendo o delito Rubem Bispo dos Santos, Francisco Carlos de Assis Santos, Lucilene Justino de Souza Cerqueira e um homem de traços asiáticos identificado como Cen Bo. Todos são comerciantes da região onde aconteceu a operação.

Segundo a delegada Carla Santos, a falsificação traz inúmeras consequências para a sociedade. “Uma das consequências mais graves, é que - geralmente por traz dessas falsificações existe o trabalho escravo. Além disso, a evasão de impostos, o desemprego de trabalhadores formais, e para alguns produtos como óculos e celulares - o risco à saúde pela má qualidade dos materiais”, explica a delegada.

Assista o vídeo:



Foto: Gilberto Júnior // Bocão News
Nota originalmente postada às 19h do dia 19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp