Polícia

Governador comemora redução de 29% nos homicídios em Salvador

Imagem Governador comemora redução de 29% nos homicídios em Salvador
No acumulado do ano houve uma redução de 13% dos crimes contra a vida na capital  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/08/2013, às 06h56   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP) o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em Salvador, caiu 29,7% na primeira quinzena de agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro até o dia 15 deste mês houve uma redução de 13% dos crimes contra a vida na capital, em comparação com o mesmo período de 2012, e de 18% na região metropolitana.
Os números foram apresentados na quinta-feira (22), durante a reunião quinzenal do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida, presidida pelo governador Jaques Wagner. Para Wagner, não se faz segurança sem planejamento estratégico.“Fico orgulhoso de participar destas reuniões, que têm como missão a proteção da vida. Vamos continuar trabalhando para oferecer segurança pública para a população”, afirma o governador.
Na reunião também foi divulgada a instalação de um Núcleo de Prisão em Flagrante na Cadeia Pública, situada no Complexo Penitenciário do Estado da Bahia, no bairro da Mata Escura. O preso em flagrante será encaminhado para o novo espaço, onde um juiz de plantão irá analisar se ele será solto ou se vai ficar em prisão preventiva. Também estarão de plantão um promotor de justiça e um defensor público.
“No Brasil todo, temos uma prevalência dos presos provisórios, o que produz uma sobrecarga não só nas delegacias de polícia, mas também no deslocamento do efetivo policial para o desempenho de tarefas que não são tipicamente policiais, como carceragem”, afirma o procurador geral da justiça, Wellington César Lima e Silva. Para ele, esta iniciativa racionaliza e dimensiona convenientemente a população carcerária e contribui para o controle das prisões e para desafogar todo o sistema de justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp