Polícia

Antes de tentar invadir escola, jovem armado deixou carta: 'pronto pra morrer'

Reprodução/Redes sociais
Com o jovem foi apreendido uma carta de desabafo; ele estava armado com 'machadinha'  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 13/02/2023, às 12h27


FacebookTwitterWhatsApp

Um adolescente de 17 anos, que supostamente tinha o plano de realizar um ataque contra alunos de duas escolas, foi apreendido na manhã desta segunda-feira (17) em Monte Mor, no interior de São Paulo, após lançar duas bombas caseiras em um prédio onde funcionam as unidades de ensino. Imagens de câmeras de segurança mostram o rapaz caminhando em direção ao local vestido com trajes pretos e com uma "machadinha" em mãos. Ele também exibia um símbolo nazista em um dos braços.

O jovem foi apreendido em uma rua, por volta das 8h, a três quarteirões de onde ficam as escolas. Apesar das explosões, nenhum dos 300 alunos que estudam no período da manhã ficou ferido. Não se sabe, até o momento, qual é a ligação do adolescente com as unidades de ensino.

Uma carta escrita a punho pelo rapaz também foi localizada por policiais. Nela, o adolescente diz que “está sozinho, sem amigos, família e pronto para morrer”. Além disso, foram encontradas garrafas com combustível e pregos. A polícia diz que o suspeito não resistiu à ordem dos agentes e que não explicou o motivo do suposto ataque.

A prefeitura da cidade informou que o prédio não sofreu danos significativos e que os alunos foram liberados. Já a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) emitiu uma nota lamentando o ocorrido: “A segurança da unidade será reforçada com o apoio da ronda escolar", diz trecho do comunicado.

Ataque

Em setembro de 2022, em Barreiras, no oeste baiano, um adolescente invadiu uma escola militar e matou a tiros uma aluna cadeirante. O jovem entrou armado com um revólver no início das aulas. A arma pertencia ao seu pai, um policial da reserva. Policiais militares que estavam à paisana nas mediações no momento do ataque entraram no colégio e atiraram contra o rapaz, que foi socorrido para uma unidade de saúde.

Antes de invadir a unidade de ensino, ele, que havia se mudado de Brasília para o interior baiano, propagou ódio contra os nordestinos e seus colegas. O ataque foi comunicado horas antes por meio das redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp