Polícia

Após araras baianas serem encontradas na África, PF deflagra operação

Reprodução/Redes sociais
As araras, endêmicas do norte baiano, foram encontradas na costa do Togo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 27/03/2024, às 11h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (27) durante uma operação da Polícia Federal deflagrada para combater o tráfico internacional de animais.

As investigações que desencadearam os mandados tiveram início após 12 araras-azuis-de-lear, aves apenas encontradas na região do norte baiano, serem encontradas em fevereiro deste ano em uma embarcação na costa do Togo, país da África Ocidental.

Os locais onde foram cumpridos os mandados não foram informados. Além das araras, também foram encontrados 17 micos-leões-dourados, endêmicos da mata atlântica do Rio de Janeiro. Os animais deixaram a costa brasileira com destino a Benin, também na África.

As araras e os micos, vítimas do tráfico internacional, foram repatriados ao Brasil, em ação conjunta do Ibama com a PF, tendo sido encaminhados a centros de reabilitação, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Conforme a instituição policial, os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de animais, maus-tratos de animais e organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp