Polícia

Bahia tem queda de mortes violentas entre 2020 e 2021

Alberto Maraux/SSP-BA
Os dados sobre mortes violentas foram divulgados pelo índice nacional de homicídios criado pelo G1  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP-BA

Publicado em 21/02/2022, às 11h48 - Atualizado às 12h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia é um dos 15 estados brasileiros que tiveram uma redução no número de casos de mortes violentas entre 2020 e 2021, de acordo com o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O levantamento não pontua de maneira individualizada os dados de cada estado, mas a queda na Bahia fica entre 1 a 10%. Houve queda também na região Nordeste quando é levado em consideração os dados de todos os nove estados. Ocorrências dessa natureza caíram 9%.

Mas um outro levantamento feito pela Rede de Observatórios da Segurança, e divulgado no final de 2021, mostra que o estado da Bahia se destaca entre as demais federações por ter a polícia mais letal do Nordeste.

Além disso, é aqui onde há o maior percentual de pessoas negras mortas em ações policiais (98%). Os dados são referentes ao ano de 2020.

Leia também:

A cidade em que mais pessoas negras morrem em ações policiais em todo o Brasil é Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.

A Bahia também ocupa um outro triste ranking, ainda de acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança. O estado ocupa a terceira posição entre os que possuem o maior número de mortos (595), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (939) e São Paulo (488), que é o estado mais populoso do Brasil.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp