Polícia

Balanço SSP-BA: Em apenas um mês, polícia localizou quatro líderes de facções

Maycol Douglas/BNews
SSP-BA também divulgou número de apreensões de armas e drogas  |   Bnews - Divulgação Maycol Douglas/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta terça-feira (6), um balanço do mês de janeiro de 2024 sobre prisões, mortes violentas, apreensões, entre outros tópicos. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em documento divulgado pela pasta, é revelado que em apenas um mês, quatro líderes de facções foram localizados pela polícia. Somado a isso, as forças de segurança conseguiram fazer apreensões pesadas.

Conforme o balanço, foram apreendidas 496 armas, uma média de 16 por dia. Em relação a 2023, foi um aumento de 17%, com 72 armas a mais tiradas de circulação. Em relação aos entorpecentes, foram 244 kg de drogas apreendidas. Do total, foram 35 mil pés de maconha erradicados e um laboratório desarticulado em Juazeiro.

As apreensões e localizações de criminosos se deu por causa de uma série de operações realizadas entre as forças de segurança. Entre elas, a Operação Força Total; Mar Seguro; Correios; Florestal; Verão e Navio.

Operação Força Total

Nessa ação, policiais atuam nos 417 municípios do estado, visando coibir o cometimento de crimes e reforçar a segurança através de ações ostensivas e preventivas com emprego máximo da tropa, tanto operacional como administrativo.

Operação Mar Seguro

A ação é realizada para reprimir a entrada de drogas, armas e outros materiais ilícitos no Porto de São Joaquim. Vários veículos e transeuntes que desembarcam do ferry boat são abordados com o auxílio de cães para que sejam cumpridos, ainda, mansados de prisão.

Operação Correios

Consiste na apreensão de entorpecentes enviados por encomendas dos Correios, além de identificar e prender os remetentes e destinatários das drogas.

Operação Florestal

São ações especializadas na prevenção e combate às chamas em todo o estado, mas especialmente no oeste baiano.

A ação tem como principal objetivo combater os incêndios e prevenir em áreas de vegetação típicas da região, garantindo não só a preservação da natureza, mas a segurança da população.

Operação Verão

Tem como objetivo ampliar rondas e monitoramentos, especialmente em finais de semana e feriados, quando aumenta número de turistas para a cidade.

Operação Navio

Policiamento é reforçado no Porto de Salvador, no Comércio, e nos principais pontos turísticos da capital baiana.

A iniciativa envolve equipes do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Bptur), do 18º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO) e da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), além da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp