Polícia

BNews Summer: Confira oito dicas para evitar ter o imóvel furtado durante as viagens de final de ano

Getty Images/iStockphoto
Nas dicas você encontra também a desmistificação de alguns mitos relacionados ao assunto  |   Bnews - Divulgação Getty Images/iStockphoto
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 23/12/2022, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

Com os diversos casos de residências furtadas em Salvador é natural ter medo de viajar e deixar o imóvel ‘sozinho’ por algum tempo. Ainda por cima em um período onde muitos viajam, as ruas ficam desertas e condomínios ficam mais vazios do que o habitual.

Pensando nisso, o BNews contactou uma empresa de segurança especializada em proteção patrimonial e reuniu dicas importantes para proteger a sua residência, para que você consiga fazer uma viagem em família se sentindo um pouco mais seguro.

bnews summer

Entre as orientações, passadas por Moisés Moura, consultor de segurança da Raios Vigilância, está também a desmistificação de alguns mitos relacionados ao assunto. Você confere logo abaixo:

  • Não deixe luzes acessas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas.
  • Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente em um intervalo de tempo determinado. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.
  • Nunca deixe o portão fechado com um cadeado para o lado de fora. Isso indica que não há ninguém na casa.
  • Antes de sair, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras.
  • Não deixe dinheiro e joias em casa. Se preciso, alugue um cofre em um banco por um período.
  • Feche todas as cortinas e persianas.
  • Não avise os vizinhos que você irá viajar. Em muitos casos, eles são os responsáveis por furtos e sequestros.
  • Se possível, instale um sistema de monitoramento por circuito fechado de televisão. Isso pode, muitas vezes, impedir a prática de furtos, roubos, depredação, invasão, vandalismo, entre outros. Além de permitir o monitoramento a distância da sua residência.

Além das dicas relacionadas a furtos, Moisés dá alertas para outras questões de segurança, como a importância de se retirar a tomada de todos os aparelhos eletrônicos, para evitar que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo incêndios.  Também é importante fechar os registros de água e gás, também para evitar acidentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp