Polícia

Churrascaria de luxo é acusada de racismo após dar comanda com palavra 'preto' para cliente negro

Arquivo pessoal
Funcionário da churrascaria, a princípio, negou ocorrido, mas representante nacional confirmou o caso  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 13/04/2023, às 15h59


FacebookTwitterWhatsApp

Um servidor público abriu um boletim de ocorrência por discriminação racial após receber uma comanda com a palavra "preto" no restaurante Fogo de Chão, no Distrito Federal. As informações são do Uol.

Gilberto Martin, de 43 anos, era convidade de um evento na churrascaria quando o caso aconteceu, no dia 6 de abril, uma quinta-feira. 

No final da confraternização, ele recebeu a comanda com o nome "preto" anotado em caneta. Ao questionar um funcionário sobre a inscrição, ele recebeu a explicação de que a designação poderia ser pela cor da camisa dele, que, inclusive, era cinza. Além disso, nenhum dos colegas que estavam com Gilberto receberam inscrições de cores na comandas, mas tinham apenas o nome.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"No primeiro momento, o que pensei foi: não vou estragar a noite dos meus amigos com tantos questionamentos, deixa isso para lá. Paguei a conta e fomos embora. Quando estava voltando para casa, fiquei com aquilo martelando na cabeça. Fiquei muito triste, angustiado, comecei a pensar nos meus filhos. Tenho um casal de filhos, negros. Fiquei pensando: será que meus filhos vão ter que passar por isso?", afirmou Gilberto ao Uol.

Gilberto foi até a delegacia em busca de orientações sobre o que fazer e foi instruído a registrar o boletim de ocorrência.

Para "abafar" o caso, um funcionário do restaurante chegou a ligar para Gilberto alegando que "essa situação era muito absurda" e que "isso era impossível de ter acontecido porque eles não usam caneta de tinta azul no estabelecimento".

Depois disso, ainda segundo Gilberto, um representante nacional da franquia entrou em contato com ele e afirmou que um funcionário que teria feito o ato racista e outro, que o acobertou, foram identificados e seriam punidos. Em nota, a churrascaria pediu desculpas ao cliente e disse que não compactua "com nenhuma forma de discriminação ou sequer a percepção da mesma".

"Sendo assim, afirmamos que medidas internas cabíveis ao caso já foram providenciadas, tal como o reforço do nosso programa de treinamento a todos colaboradores da rede", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp