Polícia

Cliente é alvo de racismo após garçom entregar comanda ‘especial’; saiba detalhes

Reprodução/Site Metrópoles
O cliente aponta que foi agredido dentro de uma churrascaria famosa antes da semana santa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Site Metrópoles

Publicado em 12/04/2023, às 07h43   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Uma denúncia de racismo está sendo investigada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após supostamente ter acontecido dentro de uma churrascaria tradicional da localidade. O possível fato teria acontecido na última quinta-feira (6). A vítima atende pelo nome de Gilberto Martins, de 46 anos.

Para participar de uma confraternização do trabalho, o servidor público foi ao restaurante e teria sido chamado de “preto” por um dos funcionários do estabelecimento através de sua comanda. A situação aconteceu na churrascaria Fogo de Chão, no Setor Hoteleiro Sul, de acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles.

“Eu chamei o garçom e ele ficou muito nervoso. Disse que não sabia quem tinha escrito aquilo, mas achava que tinha sido uma referência à minha camisa, mas a minha blusa era cinza. E se fosse realmente uma referência a ela, não deveria estar escrito com a palavra no feminino? Por que não estava escrito a cor da camisa na comanda de mais ninguém?”, refletiu.

Somente quando chegou em casa, Gilberto notou que não deveria omitir qualquer denúncia sobre o que tinha sofrido. “Isso me entristeceu profundamente e eu cheguei em casa chorando. Tenho um casal de filhos, ambos negros, e pensei muito no mundo que estamos deixando para eles”, desabou, ainda conforme a publicação.

Após sofrer a injúria racial, o servidor caminhou até a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) e fez uma ocorrência policial.

Do outro lado, a churrascaria Fogo de Chão comunicou que a empresa “tem uma política rígida e que repudia veementemente todo e qualquer ato discriminatório”. 

Além disso, o estabelecimento também apontou que “medidas internas e externas cabíveis ao caso já foram providenciadas, tal como o reforço do programa de treinamento oferecido aos colaboradores da rede”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp