Polícia

Condutor de Porsche estava a mais de 130 km/h quando atingiu motorista de app, diz perícia

Reprodução/TV Globo
Fernando Sastre de Andrade Filho fugiu do local após matar o motorista por app  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 03/04/2024, às 06h54


FacebookTwitterWhatsApp

O condutor do Porsche, Fernando Sastre de Andrade Filho, que atingiu e matou motorista de aplicativo em acidente no último domingo (31), em São Paulo, estava a mais de 130 km/h. É o que aponta análise feita por um perito especializado em análises de sinistros. As informações são do Uol.

Segundo o software utilizado, o 911 Carrera GTS estava a, pelo menos, 132 km/h quando atingiu o Renault Sandero.

Esse cálculo é bem conservador, ou seja, a velocidade real pode ser maior. 132 km/h é um nível de velocidade, fisicamente falando, altíssimo, em termos de energia, força e distância de parada", opina o especialista.

Durante depoimento à Polícia Civil, Fernando Sastre assumiu que estava "um pouco acima do limite de velocidade, mas não muito" quando atingiu o veículo em que estava Ornaldo da Silva Viana, a vítima de 52 anos.

Ainda de acordo com o perito consultado pelo Uol, em casos como esse a velocidade do veículo é fundamental para a apuração da responsabilidade do condutor, pois ela torna o acidente inevitável para todos os envolvidos.

"A alta velocidade aumenta muito a gravidade do acidente, a distância de reação e de parada são muito maiores. Tornando o acidente inevitável, não permite reação nenhuma da vítima, que recebe uma carga por trás, e nem do condutor, que vai ter um tempo de reação muito reduzido". Para se ter uma ideia, de acordo com o software utilizado na análise da cena, o Porsche percorreu 3,66 m em apenas 0,1 segundo”, afirmou.

INDICIADO E SOLTO

O motorista do Porshe, de 24 anos, foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar), lesão corporal e fuga de local de acidente pela morte de Ornaldo da Silva Viana. A polícia solicitou a prisão temporária dele, mas o pedido não foi aceito pela Justiça.

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, fugiu do local do acidente e não fez o teste do bafômetro, mesmo com a presença de policiais militares. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que a "Polícia Militar instaurou uma investigação preliminar para apurar a conduta dos policiais durante a ocorrência".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp