Polícia

“Vamos zerar a fila”, diz secretária de Saúde sobre Programa Saúde dos Olhos

Joilson César/BNews
Segundo a secretária, o programa vai além de ofertar horários extras. “É uma estrutura a mais com mais profissionais e toda uma rede  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 17/06/2023, às 08h33


FacebookTwitterWhatsApp

O Programa Saúde dos Olhos foi lançado, neste sábado (17), no bairro de Cajazeiras XI. Com objetivo de atender a demanda represada, cerca de 15 mil novos atendimentos serão disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A iniciativa visa garantir o acesso a essa especialidade. Presente no evento, a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, destacou a importância da iniciativa.

“A gente está aqui com muita alegria ampliando o programa Saúde nos Olhos. Muitas pessoas nos buscavam nas nossas feiras de saúde nos bairros, falando de sobre problemas de glaucoma, catarata, dificuldade para consulta. A gente então fez vários contratos extras, inclusive com esse hospital que a gente está agora. Contratamos 15 mil novos atendimentos e vamos zerar a fila”, garante.

Segundo a secretária, o programa vai além de ofertar horários extras. “É uma estrutura a mais com mais profissionais e toda uma rede que estamos ofertamos para atender quem precisa de oftalmologia”, disse. Sobre os pacientes que aguardam pelas consultas na fila, a secretária garantiu que está sendo realizado um trabalho de busca ativa. 

"Estamos há 60 dias buscando pessoas que estavam na fila desde 2018, atualizando contato, mas também temos demanda aberta. Agora acabou de chegar um grupo de 20 pessoas que fomos buscar no carro da secretária para atendimento", frisou. 

Joilson César
Caption

A iniciativa será executada por meio de 13 prestadores de serviço contratualizados que, juntos, realizarão cerca de 1.500 consultas e exames oftalmológicos apenas neste Dia D do Saúde dos Olhos. Esse primeiro atendimento permitirá o conhecimento da condição ocular do paciente, podendo resultar em encaminhamento para tratamentos cirúrgicos, como os de catarata, e matrícula no Programa de Glaucoma; bem como na disponibilização de receita para os casos de indicação do uso de óculos. O Saúde dos Olhos será estendido até dezembro de 2023. Os pacientes foram captados da fila de espera já previamente cadastrada no último ano no Sistema Vida + da SMS, e no dia da consulta deverão apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp