Coronavírus

28 servidores penais são diagnosticados com Covid-19, diz SEAP 

Reprodução/ Sinspeb
Entre eles há policiais lotados no Centro de Observação Penal, porta de entrada dos detentos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Sinspeb

Publicado em 11/05/2020, às 09h33   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Dois policiais penais foram diagnosticados na última semana com a Covid-19, ambos estão lotados no Centro de Observação Penal (COP), na Cadeia Pública de Salvador. O COP é a porta de entrada dos detentos nesse momento de pandemia, uma vez que, eles ficam ‘de resguardo’ nesse local antes de adentrar a prisão para descartar possível contágio de coronavírus entre a população carcerária. 

O denunciante, que preferiu não se identificar, informou ao BNews que os “casos foram descobertos após as primeiras suspeitas na cadeia Pública e no conjunto penal feminino, onde houve a recomendação da testagem de todos os servidores das referidas unidades”. Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou que houve uma testagem em massa, ao todo 305 servidores fizeram o exame. 

Até a última sexta (08), 28 trabalhadores tiveram o diagnóstico positivo para a doença. Pelo menos 8 policiais femininas infectadas no Conjunto Penal Feminino, conforme revelou o Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb). 

Ainda por nota, a SEAP disse que de acordo com “o Plano de Contingência para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Penitenciário da Bahia, os presos recém-chegados ao Sistema Penitenciário cumprem isolamento no (COP) no período de sete dias e, não apresentando nenhum sintoma para o Coronavírus, são encaminhados para a convivência com outros presos nas unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Mata Escura”.

O órgão ressaltou que não há registro de nenhum caso envolvendo pessoas privadas de liberdade. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp