Polícia

Coronel da PM ressalta integração das polícias no Festival Virada Salvador: "Razão do sucesso"

Joilson César/BNews
Segundo o delegado da Polícia Civil, não houve registro de crimes violentos  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 02/01/2024, às 14h10


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública realizou, nesta terça-feira (2), uma entrevista coletiva para fazer um balanço das ocorrências do Festival Virada Salvador, que aconteceu entre os dias 28 de dezembro e 1° de janeiro. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


Em conversa com o BNews, o coordenador de Operações de Polícia Judiciária, delegado Artur Guimarães, salientou que a operação teve um saldo positivo em virtude da operação integrada entre as forças de segurança pública. 


“Tivemos uma média baixa de ocorrências (cerca de 300) e além disso ocorrências com baixa conotação violenta. As mais registradas foram furto, em especial furto de celular, mas as equipes veladas estavam atuando nas áreas quentes (onde aconteceram os crimes)”, pontuou. Ele detalhou ainda a importância da integração entre as forças policiais, um bom planejamento e a acessibilidade para o registro de boletins de ocorrências.

Segundo o delegado, ao todo foram registrados quatro lesões corporais que gera detenção, mas não gera a prisão.

As unidades de Polícia Judiciária registraram quatro lesões corporais, 260 furtos (entre eles 220 celulares subtraídos), 10 roubos, 13 desacatos, quatro vias de fato, quatro posses de entorpecentes e uma ameaça. 

O coronel da Polícia Militar, Ricardo Passos, também em entrevista ao BNews detalhou que a PM atuou tanto na parte externa da Arena Daniela Mercury quanto na areia da praia. Segundo ele, os portais de abordagem tiveram grande importância no combate a possíveis ocorrências. Passos afirmou que mais de 200 objetos perfurocortantes foram recolhidos e sete pessoas foram detidas com a ajuda das câmeras de  videomonitoramento, uma delas por ter praticado um homicído de São Paulo e outra por não pagamento de pensão alimentícia. Ainda de acordo com o coronel, a razão do sucesso do Festival Virada foi a integração das forças de segurança pública.


O tenente Romualdo Costa Filho, coordenador de planejamento do 3°BBM, também conversou com a nossa equipe e afirmou que o Corpo de Bombeiros atuou cuidando do povo com ações preventivas. Segundo ele, a maioria das ocorrências foi por uso excessivo de álcool, mal súbito, entorses e luxações. O Corpo de Bombeiros Militar realizou 79 atendimentos nos cinco dias do Festival Virada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp