Polícia

Deputados baianos aparecem como possíveis postulantes à presidência da Câmara

Valter Campanato/Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados não pode tentar a reeleição na casa  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 18/06/2023, às 12h22   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados ganha os seus primeiros movimentos. O atual presidente, Arthur Lira (PP), não pode disputar a reeleição e assim, dois nomes já despontam como favoritos ao cargo a pouco mais de um ano e meio da eleição, segundo informações do O Globo: o do deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e de Marcos Pereira (SP), presidente dos Republicanos.

Aliados apontam Elmar como o favorito de Lira, e citam movimentos recentes do presidente da Câmara como indicativo — por exemplo, a tentativa de emplacá-lo como ministro. A empreitada, contudo, foi barrada por integrantes do PT baiano, de quem o deputado do União é adversário político.

Tidos como favoritos, os deputados podem ganhar a concorrência do atual líder do PSD, o baiano Antônio Brito. Ainda relata O Globo, na última terça-feira, a bancada do partido se reuniu com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que ouviu apelos para que o governo se empenhe em eleger Brito em 2025. A campanha é endossada pelo presidente da legenda, Gilberto Kassab, conhecido por transitar bem entre as diferentes forças políticas do país.

"Fico contente com esse reconhecimento e tenho a compreensão que a eleição acontecerá no momento certo", afirmou Brito ao GLOBO, admitindo a candidatura.

Para que o PSD entre na disputa, o PT mais uma vez terá que abrir mão de uma candidatura, a exemplo do que ocorreu na eleição de Lira. Na ocasião, o atual presidente da Câmara juntou no mesmo bloco partidos aliados ao governo e de oposição, como o PL.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp