Polícia

Esquema de segurança para festejos juninos na Bahia é apresentado

Foto: Luiz San Martin/BNews
Estiveram presentes no lançamento do esquema de segurança representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros  |   Bnews - Divulgação Foto: Luiz San Martin/BNews

Publicado em 20/06/2022, às 18h32   Luiz San Martin


FacebookTwitterWhatsApp

O esquema de segurança para os festejos juninos no estado da Bahia foi apresentado nesta segunda-feira (20), em coletiva na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Estiveram presentes na coletiva o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloisa Brito, o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Edson Reis e o comandante do Comando de Operações dos Bombeiros Militares, coronel Aloisio Mascarenhas.

A principal novidade para o esquema de segurança do São João 2022 será a utilização do Reconhecimento Facial. A ferramenta será utilizada nos festejos juninos da capital e também das principais cidades do interior.

“Pela primeira vez estaremos empregando no São João da Bahia. Além de Salvador, são mais 11 cidades que vão ser contempladas com essa tecnologia. As câmeras estarão espalhadas justamente para localizar os foragidos da Justiça. Estarão no Parque de Exposições, Paripe, Periperi e Pelourinho”, disse o tenente-coronel Maurício Marinho.

Dentre os municípios do interior do estado que contarão com o sistema de Reconhecimento Facial estão Candeias, Dias D’àvila, Salinas das Margaridas, Irecê, Senhor do Bonfim, Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Riachão do Jacuípe.

Também haverá revista física nas entradas do show no Parque de Exposições, visando a apreensão de armas de fogo e armas bancas. O Centro Integrado de Comando e Controle também será ativado para o evento. Ainda de acordo com o tenente-coronel Marinho, o efetivo do esquema será de mais de 28 mil agentes, dentre eles policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos.

“Cerca de R$ 9 milhoes estão sendo investidos como remuneração aos nossos policiais, assim como construção de estruturas temporárias, para fazer com que a segurança esteja mais perto de cada cidadão residente ou turista que venha desfrutar do São João.”, finalizou o tenente-coronel.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloisa Brito, detalhou que a atuação dos agentes nos festejos juninos acontecerá em mais de 200 cidades. “A Polícia Civil está designando mais de 1.500 policiais que irão trabalhar na capital, Região Metropolitana, Ilha de Itaparica e em 232 cidades do interior. Teremos postos específicos que são delegacias especiais de atendimento nas cidades de Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Ibucuí, Irecê, Eunápolias e Porto Seguro”, disse Heloísa.

Já o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Edson Reis, comentou que os peritos estarão presentes em postos tanto no festejo do Parque de Exposições, na capital, como em coordenadorias no interior.

“Estamos com equipes compostas por peritos criminais, peritos técnicos, peritos médicos, para que possamos subsidiar as ações delituosas dentro dos próprios postos dentro do Parque de Exposições, assim como nas coordenadorias regionais no interior do estado”, explicou.

Para finalizar, o comandante do Comando de Operações dos Bombeiros Militares, coronel Aloísio Mascarenhas, detalhou os serviços que serão prestados pela corporação no São João da Bahia. “Cerca de 5400 homens em regime de plantão, atuando em 57 municípios do estado, nas áreas próprias do bombeiro, vistorias técnicas, prevenção e combate a incêndio, operações de busca e salvamento e primeiros socorros”, finalizou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp