Polícia

Estratégia da PM ajuda a garantir ocorrência zero em Micareta; veja

Divulgação/SSP
Secretaria comemorou ocorrência zero em micareta no interior da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP

Publicado em 07/05/2023, às 17h46   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma micareta com ocorrência zero. É isso que aconteceu nos dois primeiros dias da festa que acontece em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia. E uma estratégia da Polícia Militar é determinante para o bom número.

Um ônibus da Polícia Militar estacionado estrategicamente no Circuito Oficial do ‘Pombal Folia’ tem ajudado o trabalho das forças de Segurança da Segurança Pública (SSP), empregadas na da Micareta de Ribeira do Pombal. O uso da tecnologia é aliado ao trabalho das patrulhas, em campo, e garantiu que nos dois primeiros dias de festa não fosse registrado crime grave. 

O veículo utiliza câmeras da SSP e da Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal em pontos levantados pelo circuito. Cinco policiais monitoram, simultaneamente, as vias e entornos da festa.

A festa possui um esquema de segurança com quatro Portais de Abordagem, impedindo que objetos perfurocortantes, armas e drogas entrem na folia, bem como seis saídas de emergência que ampliam a segurança dos foliões.

De acordo com o comandante da 21ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM/Caldas de Cipó), major José Luís da Silva Lima, a polícia tem unido esforços para que seja uma festa na paz. 

“É uma micareta que está sendo resgatada após 20 anos sem acontecer e nós estamos garantindo que seja um grande sucesso como em outras festas populares. Em dois dias de festa, tivemos apenas poucos casos de furtos e vias de fato”, contou. 

Além do uso do microônibus, o evento conta com o monitoramento através da Plataforma de Observação Elevada (POE), com observação de integrantes da SSP.

onibus pm

As forças de segurança atuam com equipes das Polícias Civil - Através da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Euclides da Cunha) e Técnica, além do Corpo de Bombeiros. Mais de 100 policiais militares de diversas unidades ordinárias e especializadas patrulham a festa e os arredores do circuito.

Policiais Rodoviários Federais (PRFs), Conselheiros Tutelares e equipes do Ministério Público (MP) e Guarda Civil Municipal (GCM), também integram a segurança do evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp