Polícia
por Redação Bnews
Publicado em 16/07/2025, às 10h40 - Atualizado em 17/07/2025, às 06h00
Familiares de detentos - custodiados no Complexo Lemos Brito -, no bairro da Mata Escura, em Salvador, realizam, na manhã desta quarta-feira (16), uma manifestação contra as mortes ocorridas dentro de instalações da unidade - gerida pela
Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Ao Bnews, a advogada Desirée Ressutti explicou a finalidade do movimento."Estamos aqui para manifestar sobre as mortes e a falta de atendimento que estão ocorrendo nas unidades aqui da Mata Escura. A Seap sempre diz que o interno foi a óbito, mesmo com atendimento médico, mas, sabemos que não é isso. Os internos falecem por falta de atendimento, por negligência", disse Ressutti.
Camila Reis, representante da massa carcerária, também concedeu entrevista ao Bnews. "Eles sempre dizem que foi morte natural ou suícidio, mas a realidade não é essa. Teve um caso em que um interno faleceu por causa de um choque num bebedouro que não tinha manutenção", alegou Camila.
Questionada pela reportagem sobre o resultado dos laudos periciais emitidos após as mortes, a advogada informou que a Seap não disponibiliza esse documento para a família. "Eles não dão acesso. Inclusive, no dia 24 de dezembro, eu estive aqui concedendo uma entrevista porque houve a morte de três internos dentro do Conjunto Penal Masculino, e eles disseram que a morte havia sido porque algum dos internos tinha distribuído cocaína lá dentro.Depois, tivemos acesso aos vídeos de dentro do pátio, e as mortes ocorreram por negligência.Esses monitores de ressocialização ficaram vendo o rapaz condicionar e não deram socorro", declarou.
Em nota enviada ao BNEWS, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que todas as sete unidades prisionais do Complexo da Mata Escura possuem postos médicos, assim como as demais unidades prisionais do estado. A pasta acrescentou que o complexo conta ainda com uma Central Médica de Atendimento, que funciona 24 horas para atender casos de emergência.
Segundo a Seap, a central é composta por uma equipe de 16 médicos, nove enfermeiros plantonistas, sete profissionais da área administrativa e 15 técnicos de enfermagem, que atuam em regime de plantão. Apenas em 2025, esse grupo já teria realizado 1.186 atendimentos. Considerando todas as áreas da saúde, os atendimentos em todo o sistema prisional estadual neste ano somam 12.802.
A secretaria ressaltou ainda o compromisso com a saúde e segurança dos custodiados, afirmando não ter conhecimento de qualquer denúncia relacionada à negligência ou omissão de socorro nas unidades do Complexo da Mata Escura. Sobre a alimentação, informou que há uma fiscalização rigorosa realizada por uma comissão de nutricionistas, responsável por validar a qualidade e segurança dos alimentos fornecidos aos internos em todas as unidades do estado, inclusive na capital.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito