Polícia

"A gente fez e continua fazendo a escolha errada para o enfrentamento ao tráfico", avalia Kleber Rosa

Reprodução/ YouTube
Cientista social fez uma análise de como anda o enfrentamento ao tráfico de drogas na Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ YouTube
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

Publicado em 18/09/2025, às 19h27



O policial civil e cientista social, Kleber Rosa , foi o convidado do programa Giro Baiana 2ª edição apresentado por Victoria Alves na Baiana FM e no BNews TV, no YouTube.

Rosa foi questionado sobre qual deve ser o melhor caminho para o enfrentamento ao tráfico de drogas, tema bastante sensível para as forças de segurança e que resulta em crimes violentos que acontecem por toda a Bahia.

Para o cientista, a melhor maneira de fazer esse enfrentamento é utilizando a inteligência, mas na sua visão, as forças de segurança não têm feito a escolha acertada. "A gente fez e continua fazendo a escolha errada para o enfrentamento ao tráfico", afirmou. Ele acrescentou ainda que é necessário fazer diferenciação entre o traficante e aquele que é dependente químico.

No seu ponto de vista, o dependente precisa ser tratado pelos órgãos de saúde e há um grande erro ao caracterizar o traficante e o dependente químico como caso de polícia.

A respeito da atuação da polícia de forma ostensiva, Rosa acredita que a "lógica da guerra" não é um bom caminho e sim uma estratégia equivocada. "A presença policial não é sinônimo de mais segurança, portanto é preciso discutir o método", alertou.

Assista:

Clique aqui e inscreva-se em nosso canal no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)