Polícia

Hackers roubam R$ 6 milhões de prefeitura; saiba detalhes

PF/Divulgação
Nomes de laranjas foram usados pelo grupo de hackers em contas bancárias  |   Bnews - Divulgação PF/Divulgação

Publicado em 03/04/2024, às 09h50   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Telêmaco Borba, no estado do Paraná, sofreu um golpe de uma organização criminosa. Além do órgão, a Caixa Econômica Federal é alvo da Operação Private Key, realizada, na manhã desta quarta-feira (3), pela Polícia Federal (PF), também entrou no radar dos hackers. Nesse sentido, os alvos são de Brasília, Águas Lindas de Goiás (GO) e Santa Luzia (MG).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Com isso, o montante furtado das contas da prefeitura chegou em torno de R$ 6,5 milhões. Por essa razão, os criminosos pulverizaram esses valores em várias contas bancárias com nome de laranjas e converteram o dinheiro em criptomoedas.

Mais 30 policiais estão mobilizados para cumprir mandados de prisão, 11 de busca e apreensão, 51 mandados de sequestro, arresto e bloqueio, bem como nove mandados de sequestro de criptoativos (MSAB).

Os criminosos utilizaram técnicas avançadas de hackeamento e criaram um site falso para roubo de credenciais (phishing scam). Por meio deste site, induziram um servidor da Prefeitura de Telêmaco Borba a entregar informações de login e senha, que foram posteriormente utilizadas para acessar o sistema GovConta do município.

Em seguida, com acesso gratuito, os meliantes clonaram o perfil do servidor no aplicativo WhatsApp e se passaram por ele. Ao entrarem em contato com o gerente da Caixa Econômica Federal responsável pelas contas, eles autorizaram as transferências para empresas de fachada, como se fossem fornecedoras da prefeitura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp