Polícia

Homem transfere “todo o dinheiro que já ganhou na vida” após golpe do falso banco

Divulgação
O homem foi vítima de criminosos que se passaram por funcionários do Nubank  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 06/05/2023, às 09h26 - Atualizado às 09h26


FacebookTwitterWhatsApp

Um usuário do Nubank enfrentou um ‘duro’ golpe na última semana. Morador de Santos, cidade situada no litoral do estado de São Paulo, Gustavo Gonçalves Torres perdeu cerca de R$ 40 mil. Tudo começou quando ele notou uma mensagem de compra ‘indevida’ e recebeu uma ligação.

No contato, estava um criminoso que se passou por funcionário do Nubank, informando que o cartão dele havia sido clonado. Através da ligação, a vítima recebeu orientações para seguir alguns passos. Após alguns testes, ele fez empréstimos e transações por meio do pix. 

"Eles utilizam música do Nubank. Eu acredito que seja um crime organizado, de fato. [O que roubaram] é todo o dinheiro que eu já ganhei na minha vida. Já chorei e me desesperei aqui", citou Gustavo, em entrevista ao portal g1.

O analista de comércio exterior, de 28 anos, explicou que caiu na falsa central telefônica já que havia recebido duas notificações do aplicativo do Nubank comunicando uma compra no valor de R$ 474,92 feita e estornada em Jundiaí, município situado no interior de SP, local em que Gustavo nunca pisou.

No decorrer do contato telefônico, o golpista pediu à vítima que confirmasse o número de telefone que aparecia no visor do celular. Em seguida, o criminoso pediu para que ele transferisse o dinheiro da conta para outro banco dele. A quantia foi equivalente a R$ 2 mil.

Insatisfeito, o criminoso relatou que teria que fazer alguns testes para se certificar que havia encerrado a invasão. Como tinha R$ 33.574,29, a vítima começou a transferir o dinheiro para quatro contas indicadas pelo golpista. Além disso, ainda conforme a publicação, também foi pedido que ele fizesse um empréstimo de R$ 6.750 para outra conta.

"Assim ele foi tirando dinheiro e ainda disse: Fica tranquilo que até o fim da ligação eu vou devolver e fazer o estorno para você", contou a vítima após uma ligação de mais de 60 minutos.

Perigo

Ao tentar ‘estornar’ os valores, a ligação caiu, e Gustavo decidiu ligar, novamente, para o Nubank. Após ser informado que passou por um golpe, o analista registrou o Boletim de Ocorrência na delegacia eletrônica e entrou em contato com a instituição bancária.

"Na análise deles, foi feito pelo meu celular, então, eles não vão me reembolsar [...]. A Nubank, o Banco Central, alguém precisa se responsabilizar por isso, não eu, uma vez que o cara se identifica como Nubank", acrescentou.

Ao g1, o Nubank apontou que não comenta casos específicos devido ao sigilo bancário, mas afirmou que já entrou em contato com o Gustavo. Questionado pelo estorno do valor, não deu resposta. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp