Polícia

Justiça nega pedido de advogado de suspeito de fazer parte do 'bonde do Averaldinho do Calabar'

Divulgação/SSP-BA
Averaldinho é apontado como liderança do tráfico de drogas no bairro do Calabar  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP-BA
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 11/09/2023, às 11h22


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça recusou na última terça-feira (5) o pedido de liberdade provisória de um homem suspeito de fazer parte de uma facção criminosa encabeçada por Averaldo Ferreira da Silva Filho, o Averaldinho, apontado como o “chefão” de uma organização criminosa com atuação no bairro do Calabar, em Salvador.

As prisões preventivas de Gerdiel Miranda Ferreira e mais 21 pessoas, incluindo Averaldinho, foram decretadas no último dia 7 de abril pela Justiça, que recebeu denúncia criminal oferecida pelo Ministério Público estadual. O "cabeça cara do Calabar" está preso desde fevereiro deste ano, quando foi deflagrada a ‘Operação Garrote’.

Gerdiel teve a prisão preventiva cumprida no último dia 9 de agosto. O advogado alegou que a prisão foi ilegal, mas o tribunal argumentou que o suspeito passou por uma audiência de custódia, durante a qual foi defendido por um advogado nomeado pelo juiz, garantindo-lhe os direitos de ampla defesa e contraditório.

Gerdiel e os demais suspeitos tiveram suas contas bloqueadas pela Justiça. Eles foram apontados como integrantes da facção liderada por Averaldinho. O grupo criminoso, diz denúncia do MP, é responsável por impactar o aumento de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) no Calabar e na localidade do Alto das Pombas.

Violência

Ao menos 17 pessoas já foram feitas reféns apenas neste mês em situações diferentes no bairro do Calabar e no Alto das Pombas, regiões que sofrem com a disputa pelo tráfico de drogas. No último episódio, que aconteceu no dia 4 agosto, 10 pessoas ficaram sob a mira de criminosos em dois imóveis no Calabar. Quatro suspeitos foram presos e as vítimas liberadas sem ferimentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp