Justiça

MP-BA apura manifestações racistas entre alunos do Sartre

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/11/2021, às 11h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público estadual abriu, nesta quarta-feira (10), procedimento de notícia de fato para apurar as manifestações racistas registradas em aplicativo de mensagens que vieram a público ontem, supostamente realizadas por estudantes de uma escola particular de Salvador.

Em nota, o MP afirmou que solicitará informações à unidade escolar sobre os fatos e a respeito das medidas que foram e serão tomadas pela instituição. "O MP esclarece que, caso a indicação da autoria seja atribuída a adolescentes, os fatos devem ser registrados na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI),  em conformidade às previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),  para que seja iniciada a apuração da responsabilidade de ato infracional, com o devido acompanhamento do MP".

O caso

“Pretos morram”, “Pode macaco no ‘gp’?” e “Baniram piada de negros, porém não sabem que os negros já são a piada”, são algumas frases escritas por pelo menos sete estudantes do 1º ano da Escola SEB Sartre, no bairro do Itaigara, em Salvador.

Alguns alunos reclamaram da omissão do colégio. De acordo com um aluno, a direção da escola chegou a ser comunicada sobre o caso, mas teria agido de forma negligente diante da situação. Ao passar em uma sala de aula, uma coordenadora da unidade teria pedido para que o assunto não se transformasse em “opressão”, a fim, entretanto, de poupar os autores das mensagens de possíveis “constrangimentos”, conforme aponta o estudante, que preferiu não se identificar. 

Na noite de ontem, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) afirmou que vai ingressar nesta quarta-feira (10) com uma representação no Ministério Público solicitando a abertura de um inquérito para apurar possíveis condutas criminosas nas mensagens racistas trocadas entre alunos do Colégio SEB Sartre.

*Atualizada às 12:07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp