Polícia

Marido de secretária usa carro blindado oficial, com sirene ligada, para ir à praia e à academia

Reprodução/TV Globo
Françoise, marido da secretária, foi flagrado com um carro oficial blindado na saída de uma academia no Leblon  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 28/03/2023, às 21h47   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A polícia investiga o uso de dois veículos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para necessidades pessoais. O marido da secretária do Rio de Janeiro, Maria Rosa Lo Duca, e o chefe de gabinete dela estariam fazendo uso dos carros para necessidades pessoais. Françoise, marido da secretária, foi flagrado com um carro oficial blindado na saída de uma academia no Leblon. O giroscópio, que segundo a lei só pode ser usado em situações de emergência, estava ligado.

No dia 6 de março, o carro blindado usado diariamente por Françoise se envolveu se envolveu acidente no Leblon com duas vítimas leves. Nesta terça-feira (28), o marido da secretária chegou à academia em outro veículo oficial. O chefe de gabinete da Seap, Rafael Cássio, também teria um veículo oficial do Estado com escolta armada à disposição dele.

“O chefe de gabinete da secretária também usa o carro para ir jogar tênis às segundas e às sextas-feiras, para ir final de semana para a praia. Fica na praia o dia inteiro, e o servidor tem que ficar no carro esperando”, diz o policial penal.

“Ele manda fazer as coisas mais inomináveis que tem, que é ir na lanchonete pegar comida. É ir buscar ele na academia com a sirene ligada. É ir levar com a sirene ligada. É pegar ele e levar para a praia com a sirene ligada porque não pode parar no sinal de trânsito”, denuncia.

“Uma equipe que recebe o Regime Adicional de Serviço. Uma equipe andando em um carro blindado, descaracterizado, com placa reservada e com giroscópio, que é aquela sirene, aquele luminoso”, completa.

Lei proíbe o uso pessoal - Os carros blindados passaram a ser direito de diretores de instituições penais de regime fechado, em 2008, com decreto do então governador Sérgio Cabral, que também obriga o uso de colete à prova de balas e escolta armada. Em 2020, na gestão do ex-governador Wilson Witzel, o uso de carros blindados foi ampliado para todos os subsecretários, superintendentes, coordenadores e diretores de instituições penais.

Familiares e chefes de gabinete não entram nessa lista. Para o advogado Rafael Oliveira, especialista em direito constitucional, o uso de carros oficiais para fins pessoais na Seap pode ser enquadrado como improbidade administrativa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp