Polícia

Motorista por app morto em Salvador teria se assustado com 'olheiros do tráfico'

Reprodução/Redes sociais
O motorista por app estava transportando clientes para uma festa em Saramandaia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 04/09/2023, às 08h50


FacebookTwitterWhatsApp

O motorista por aplicativo Demeval da Silva Oliveira Sobrinho, de 59 anos, conhecido com Val Careca, foi morto a tiros na noite do último sábado (2), no bairro da Saramandaia, em Salvador, após se assustar como "olheiros" do tráfico de drogas da região.

Ele foi o sexto motorista morto durante o trabalho neste ano, de acordo com um levantamento da Cooperativa Mista de Motorista e Mototaxistas por Aplicativo do Estado da Bahia (Coopmmap). Outros 230 trabalhadores foram vítimas de assalto.

Demeval teria ido ao bairro transportar passageiros para uma festa quando avistou os criminosos, nas proximidades da Praça Euclides da Cunha. A suspeita é de que ele tenha avançado com o carro ao se assustar com os homens armados, que atiraram contra o veículo.

No momento do crime, a vítima trabalhava na modalidade conhecida pela categoria como “PF” ou “por fora”, quando a viagem é acertada diretamente com o cliente, sem o intermédio de uma plataforma de transporte. O sepultamento de Val Careca será nesta segunda-feira (4), no Cemitério Bosque da Paz.

Uma amiga do motorista por aplicativo lamentou a morte dele em uma rede social. “A vida tem me testado, mas, agora, devo confessar: me rendo. Que dor, a Bahia perdeu a cor. Estou sem chão, sem ar, sem tudo”, escreveu.

Motoristas por aplicativo vão até o Centro Administrativo da Bahia (CAB) nesta segunda para um protesto. A categoria pressiona as autoridades para que pensem juntos com representantes das plataformas medidas de segurança para os trabalhadores.

O diretor do Coopmmap, Vinícius Passos informou ao BNews que, na semana passada, se reuniu com o subsecretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e pessoas ligadas à inteligência do órgão para entregar as pautas da categoria.

O encontro aconteceu após a morte do motorista Cleyton Pereira Santos, de 30 anos, vítima de um latrocínio no bairro do IAPI, na última terça-feira (29). Ele era pai de uma garota de 8 anos e formado em administração. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp