Polícia

PF deflagra operação contra banco suspeito de facilitar lavagem de mais de R$ 25 bilhões

Divulgação
Segundo a PF, o banco não comunicava operações suspeitas ao COAF, contribuindo para a dissimulação de valores ilícitos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Redação BNews

por Redação BNews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 25/02/2026, às 10h19



A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (25), em São Paulo, uma operação contra o Banco BMP, investigado pela suspeita de facilitar a lavagem de dinheiro de mais de R$ 25 bilhões, incluindo recursos de organizações criminosas.

Segundo as investigações, a instituição financeira, embora regularmente autorizada a operar pelo Banco Central do Brasil, deixava de informar a identificação de seus clientes ao órgão regulador. A omissão, segundo a PF, permitia que os clientes permanecessem "blindados" contra quebras de sigilo bancário e de bloqueios judiciais, dificultando a repressão a atividades ilícitas.

Foi constatado ainda que o banco não realizava as comunicações obrigatórias de operações suspeitas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o que teria contribuído para a ocultação e dissimulação da origem ilícita dos valores movimentados.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da instituição financeira e nos endereços do presidente da empresa e do responsável pelo setor de compliance. Os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, omissão de informações ao órgão regulador e lavagem de capitais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)