Polícia

PF faz buscas e tenta prender suspeitos de financiar atos golpistas na Bahia

Arquivo / PF
Segundo a polícia, eles organizaram a 'Festa da Selma'  |   Bnews - Divulgação Arquivo / PF

Publicado em 17/08/2023, às 07h25   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Suspeitos de financiar atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, são alvos da Polícia Federal (PF) na Bahia, na manhã desta quinta-feira (17). Na nova fase da Operação Lesa Pátria a polícia cumpre 16 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva. Além da Bahia, a ação também acontece  em Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. As ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Até as 7h10, 5 dos 10 alvos de prisão preventiva já tinham sido detidos – os nomes dos alvos não tinham sido divulgados. De acordo com a Polícia Federal, o grupo alvo dos mandados desta quinta é suspeito de ter fomentado o movimento violento chamado "Festa da Selma" – um codinome usado pelos golpistas para se referir aos atos terroristas.

"O termo 'Festa da Selma' é utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos", detalhou a PF. "Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído", afirmou a PF. Informações do g1.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp