Polícia

PF desarticula organização responsável por tráfico internacional de cocaína

Divulgação/PF
A PF cumpre mandados na Bahia e mais quatro estados, além de Portugal  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PF

Publicado em 19/04/2022, às 07h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), uma operação para combater o tráfico internacional de cocaína. Neste momento, de acordo com o órgão, estão sendo cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva no Brasil e em Portugal. Agentes também fazem buscas na Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco.

A organização começou a ser investigada em fevereiro de 2021, quando um jato executivo, que pertencia a uma empresa de táxi aéreo de Portugal, pousou no aeroporto de Salvador com 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A descoberta foi a ponta do fio do novelo que revelou a estrutura da organização criminosa. Ainda de acordo com a PF, foi descoberto que o grupo era formado por fornecedores de cocaína, transportadores, doleiros e mecânicos de aviação e auxiliares - esses dois últimos eram responsáveis por esconder a droga nas aeronaves.

Leia também:

Por mar

No dia 1º de abril deste ano, a PF deflagrou uma outra opração que mirava membros de uma organização criminosa, responsável por enviar drogas para Europa dentro de contêneires de navios, que partiam do Porto de Salvador.

Durante as investigações foi descoberto que funcionários do porto eram cooptados por membros da organização para facilitar a entrada e o envio de cocaína para o velho continente. 

“Desde o começo das investigações, iniciadas em setembro de 2019, em conjunto com a Receita Federal, foram realizadas seis apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, totalizando cerca de 3,5 toneladas da droga, precisamente 3.591 quilos”, informou o órgão naquela ocasião.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

 Matéria atualizada às 7h46

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp