Polícia

PMs que sequestravam empresários de Salvador se inspiravam em personagem da Marvel

Divulgação/Polícia Civil
Os PMs que sequestravam os empresários foram presos durante uma operação nesta sexta  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Civil
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 14/10/2022, às 13h47


FacebookTwitterWhatsApp

O grupo criminoso formado por policiais, ex-policiais e funcionários do sistema prisional de Salvador era conhecido pela extrema violência contra suas vítimas, que eram sequestradas e extorquidas. Três dos seus membros foram presos na manhã desta sexta (14) durante uma operação. Eles se denominavam os “Justiceiros”, em referência ao ex-soldado Frank Castle, personagem dos quadrinhos que declarou guerra ao mundo do crime depois que teve a sua esposa e filhos mortos em um tiroteio entre bandidos.

Mas o trio ao invés de honrar a farda da instituição, se utilizava dela para cometer seus crimes. A investigação encontrou com os membros do grupo criminoso emblemas da Peto e da Gêmeos, além de fardas da Polícia Militar, que foram usadas durante os sequestros. Um deles vestia camisas com uma caveira estampada durante as ações criminosas — símbolo do personagem da Marvel. Os policiais também apreenderam com os suspeitos armas, porretes e sprays de pimenta.

O ex-policial alvo da operação desta sexta foi expulso da instituição em 2015 após ter sido preso em flagrante por roubo, sequestro e extorsão mediante sequestro. De acordo com a investigação, desde sua expulsão, ele atuava exclusivamente no mundo do crime, mas tentava voltar à PM. “Ele foi preso, correu o processo administrativo disciplinar e, em seguida, ele foi demitido, agora, está com um mandado de segurança tentando retornar para a PM”, explicou o delegado Adailton Adan, durante uma coletiva de imprensa no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

Os investigadores chegaram ao trio depois que outros membros do grupo foram presos no mês passado, em uma outra operação. Durante interrogatório, um dos dos detidos "entregou" o restante do grupo preso nesta sexta. Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos no Engenho Velho da Federação, Garcia, Pernambués e Bairro da Paz. Quatro empresários da capital baiana foram sequestrados e extorquidos por eles.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp