Polícia

Polícia ambiental: Entenda o trabalho dos militares da Coppa

Divulgação/SSP
Comandante da Coppa foi entrevistado pelo BNews  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 13/05/2023, às 13h25


FacebookTwitterWhatsApp

Sempre em combate ao crime ambiental e focando nas ações em prol da preservação do meio ambiente, a Coppa (Companhia Independente de Polícia Proteção Ambiental) realiza diversas ações no dia a dia, procurando não apenas inibir os crimes como também trazer conscientização.

Operando nas áreas de inteligência e de verificação de denúncias, a Coppa realiza ações repressivas e preventivas, atuando ainda como multiplicadores de educação ambiental.

O BNews entrevistou o major Sérgio Dias, comandante da Coppa, que contou um pouco sobre a história da companhia. Criado em 1979, o grupo fará 44 anos de história em agosto, possuindo, atualmente, novas duas unidades: uma em Porto Seguro, responsável por cobrir toda a região sul do estado, e outra em Lencóis, que cobre a região da Chapada.

"Nós ficamos com 156 municípios. Salvador e Região Metropolitana, até a região de Paulo Afonso, atendendo as demandas e ocorrências de crimes ambientais", explica.

Como agir ao encontrar um animal silvestre

O comandante explica que, ao se deparar com um animal silvestre em um local inapropriado, principalmente se estiver ferido, o denunciante deverá apenas isolar a área e entrar em contato com a polícia, que enviará uma equipe responsável para fazer o resgate. É imprescindível que o denunciante não tente tomar qualquer atitude em relação ao animal, pois ele poderá, assustado, reagir.

"Em relação a maus tratos a animais domésticos, infelizmente, ocorre bastante, e agora, com as redes sociais, tomamos conhecimento de mais situações. Ao se deparar com essa situação, o cidadão pode fazer contato conosco através do 190 ou do 181 da SSP, e nós vamos enviar uma equipe ao local", afirmou o comandante.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Bom rerssaltar que maus tratos não é apenas a situação de agressão, vai muito além. Deixar o animal em condição de muito tempo exposto ao sol, ou muito tempo sem iluminação, deixar de prover alimento, água, deixar de levar o animal ao veterinário quando for necessário... então qualquer pessoa que identificar situação desse tipo, pode filmar e acionar a Coppa", declarou.

Os canais para realizar a denúncia são o 190, 181 ou o WhatsApp da Coppa (71) 99654-0863.

Principais ocorrências

Entre as principais ocorrências atendidas pela Coppa, segundo conta o comandante, estão o extravio de minérios, roubo de areia na região de Jauá, tráfico de animais silvestres, pesca com explosivo e maus tratos a animais domésticos.

Ações educativas

A Coppa também está realizando ações educativos. Com a recente criação do SEA (Setor de Educação Ambiental), um projeto ambiental mirim vem sendo realizado pelos policiais. 

"Vamos às escolas levar essa mensagem da proteção ao meio ambiente. Fazemos esse tipo de trabalho também em condomínios e empresas", conta.

Confira a entrevista completa:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp