Polícia

Polícia Federal faz buscas na sede da Funai

Arquivo / Agência Brasil
Coordenador de índios isolados também está entre os alvos de operação  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil

Publicado em 14/12/2022, às 11h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, nesta quarta-feira (14). A polícia investiga desmatamento e grilagem de terras na Terra Indígena Ituna-Itatá, localizada no sudeste do Pará. Os investigados são alvos nos estados do Pará, Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal.

No total, são cumpridos 16 ordens em quatro estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com a o jornal O Globo, os policiais estiveram na casa do coordenador geral de índios isolados, Geovânio Katukina, estão entre os alvos. Policiais também estiveram no andar onde está localizada a diretoria de proteção territorial do órgão.

A operação da PF tem apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveise (Ibama) e do Ministério Público Federal (MPF). Agentes atuam na retirada de invasores e maquinários utilizados e incendiando alojamentos clandestinos nos crimes ambientais na TI Ituna-Itatá, que segue em com portaria de restrição do uso desde 2011, após licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Estudos e análises de impacto constataram que povos isolados da região sofreriam risco concreto de genocídio com a chegada da obra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp