Polícia

Polícia Federal instaura inquérito para apurar morte de líder quilombola em Simões Filho

Reprodução/@oliviasantana65
Filho da líder quilombola foi morto a tiros há seis anos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/@oliviasantana65
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 18/08/2023, às 12h37


FacebookTwitterWhatsApp

A Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia instaurou um inquérito, nesta sexta-feira (18), para investigar o homicídio de Maria Bernadete Pacífico Moreira, conhecida por Mãe Bernadete, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo a PF, o homicídio de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, filho de Bernadete, está sendo investigado pela Polícia Civil da Bahia. Ainda de acordo com a PF, todos os esforços estão sendo empregados para a devida apuração da autoria dos homicídios e as investigações seguem em sigilo.

Para Denildo Rodrigues, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Bernadete foi assassinada pelo mesmo grupo responsável pela execução de Binho. "Ela sabia e a Justiça sabia que quem mandou matar Binho tava lá, perto da comunidade. Só que não deu nada. Ela nunca ficou quieta. Agora foi silenciada. Muito triste para nós", lamentou Denildo.
O assassinato da líder quilombola dá sequência a outra situação ocorrida há cerca de seis anos. No dia 19 de setembro de 2017, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, também morreu executado por diversos tiros.

O Quilombo Pitanga dos Palmares, liderado por Bernadete, é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares, reconhecidos em 2017 pelo Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A comunidade já foi certificada pela Fundação Palmares, mas o processo de titulação do quilombo ainda não foi concluído.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp