Polícia

Suspeita de chefiar organização criminosa na Bahia, dama de Copas do Baralho do crime é presa em SP

Divulgação
A suspeita possui mandado por condenação em conquista, pela prisão de 2008 por tráfico e porte, mandado por condenação em Jequié e por homicídio  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/09/2019, às 17h16   Redação BNews



Considerada a maior traficante de drogas da Bahia, Dama de Copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública foi capturada, nesta quarta-feira (25), na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Segundo a SSP-BA, Jasiane Silva Teixeira, a 'Dona Maria', foi presa por equipes da Polícia Civil e da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública.

Além da distribuição de drogas, ela teria envolvimento com homicídios, corrupção de menores, roubos, falsificações, tráfico de armas, entre outros crimes. Natural de Vitória da Conquista, a suspeita comandava uma facção atuante na região Sudoeste da Bahia, com ramificações nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Possuidora de três mandados de prisão e condenação, Dona Maria será trazida para Bahia onde responderá pelos crimes.

Crimes:

Segundo a polícia, em 2008 Jasiane foi presa em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma junto com o companheiro e o sobrinho do padrasto, acusado de ser um dos traficantes mais antigos da região Sudoeste.

No ano de 2009, o companheiro da suspeita, conhecido como Pezão, cumpria pena no Presídio de Jequié quando teria ordenado a morte de um agente penitenciário, e Jasiane, que já estava em liberdade, teria colaborado com a ação, fornecendo as armas e apoio logístico aos executores, que morreram em confronto com a polícia horas depois.

Após a soltura de Pezão, o casal se mudou para o sul da Bahia, de onde teria continuado comandando a distribuição e venda de drogas na região sudoeste e ordenando mortes de rivais na disputa por territórios.

Ainda de acordo com a polícia, com a morte de Pezão, em 2014, durante confronto com policiais civis de Vitória da Conquista em Santa Cruz Cabrália, a suspeita consegue fugir e assume a liderança de uma organização criminosa. Após ser colocada no Baralho do Crime em 2017, Jasiane se alia a integrantes de outras organizações e passa a comandar a distribuição de armas e drogas não só na região sudoeste, mas em grande parte do Estado.

No ano de 2018, a PC de Conquista apreendeu uma aeronave usada pela organização criminosa para trazer drogas e armas diretamente da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru. Dona Maria seria uma das operadoras da rota internacional de drogas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp