Política

PF faz operação contra fraudes na compra de medicamentos de alto custo e apura relação com mortes de 14 pacientes

Agência Brasil
As possíveis fraudes durante o período teriam a intenção de beneficiar a Global, sócia da Precisa Medicamentos, que está na mira da CPI da Covid por irregularidades na compra da vacina Covaxin.  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 21/09/2021, às 10h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) a operação contra fraudes na compra de medicamentos de alto custo e apura relação com mortes de 14 pacientes. Os alvos são os funcionários do Ministério da Saúde na gestão de Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados.

Segundo a PF, as possíveis fraudes durante o período teriam a intenção de beneficiar a Global, sócia da Precisa Medicamentos, que está na mira da CPI da Covid por irregularidades na compra da vacina Covaxin.

Ainda segunda a polícia, os problemas nas compras dos medicamentos causaram desabastecimento por vários meses e podem ter resultado na morte de 14 pacientes.

Entre os alvos estão Davidson Tolentino e Tiago Queiroz, que atuavam na diretoria de Logística do ministério por indicação de Barros.

As compras que estão na mira da PF foram efetuadas entre 2016 e 2018, quando Barros era ministro da Saúde, e teriam causado um prejuízo de cerca de R$ 20 mihões pela falta de entrega dos medicamentos adquiridos.

São investigadas as compras pela diretoria de Logística em Saúde da pasta dos medicamentos Aldurazyme, Fabrazyme, Myozyme, Elaprase e Soliris/Eculizumabe.

Ao todo, a PF cumpre 15 mandados de busca e apreensão em cidades de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e no Distrito Federal.

A investigação apura os crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa.

Leia mais:

Ricardo Barros diz que "não há dados concretos" em acusações na CPI; Planalto deve mantê-lo como líder

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp