Polícia

Pousadas de Morro de São Paulo ficam no prejuízo com onda de ataques golpistas: "Sonho prejudicado"

Divulgação/Sambass
Clientes chegam a pagar por hospedagem em contas fakes das pousadas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sambass
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 06/02/2024, às 14h38 - Atualizado às 16h16


FacebookTwitterWhatsApp

Destino de muitos turistas de outros estados, países e até mesmo de baianos, Morro de São Paulo é tomado por pousadas de alto padrão que ultimamente vêm sofrendo ataques hackers e de falsidade ideológica. Os clientes caem em golpes e o prejuízo chega - tanto para quem comprou, quanto para quem perdeu a venda. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As constantes reclamações dos colegas de profissão se tornou realidade para Hugues Carrara, dono da Aqua By Sambass Pousada (@aquabysambass). Com mais de 20 mil seguidores no perfil do seu empreendimento no Instagram, Hugues se deparou com uma conta fake que chegava a possuir mais seguidores do que ele. Eram 26 mil usuários, muitos deles falsos, seguindo a conta que nada tinha a ver com o empresário.

Essa seria a segunda vez que Gustavo Andrade, gerente da pousada, faria um Boletim de Ocorrência para relatar problemas nas redes sociais. Na primeira vez, em maio de 2023, a conta da pousada foi hackeada e vários clientes chegaram a cair em golpes realizados pelos invasores do perfil.

Com o B.O feito, a equipe de marketing da pousada tentou recuperar a conta por diversas vezes, até finalmente conseguir. Em janeiro deste ano, contudo, os golpistas voltaram a dar dor de cabeça à Hugues, que se deparou com um perfil fake do seu empreendimento.

"Fizeram investimento em seguidores fakes, tem mais seguidores que a gente. Começaram a aplicar vários golpes", contou Gustavo, ao BNews, acrescentando que três pessoas, juntas, pagaram, pelo menos, R$ 10 mil aos criminosos. 

No perfil feito pelos golpistas, há um link na biografia que mostra os vários planos da pousada, com preços e benefícios, que são diferentes dos aplicados na conta verdadeira. 

Mais um B.O foi realizado e o gerente da pousada chegou a ser ouvido no último dia 22. Por meio de nota, a Polícia Civil declarou que a Delegacia Territorial de Cairu está investigando "um estelionato a um hotel no distrito de Morro de São Paulo, no dia 10 de janeiro". Segundo a corporação, cinco pessoas podem estar envolvidas no crime.

Mais um golpe

Outra vítima dos golpistas é Marcel Cardim, de 40 anos. O empresário é dono da Rede Jóias do Morro (@joiasdomorro), que é composta pelas pousadas Pérola, Safira e Cristal.

"A gente vem sofrendo desde o mês de agosto. As pousadas vêm sofrendo esse tipo de golpe, constantes. Perfis fakes de WhatsApp, de redes sociais, vem comercializando a pousada e quando as pessoas chegam aqui, não há reserva. É todo um constrangimento da parte operacional nossa porque a gente às vezes não tem hospedagem para acomodar as pessoas que têm seu sonho prejudicado. As pessoas reservam dinheiro para viajar e chegam aqui, se deparem com um golpe", desabafou o empresário.

Marcel também já chegou a denunciar o caso à polícia, mas, segundo ele, não há qualquer evolução quanto ao caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp