Polícia

PRF resgata cerca de 900 aves silvestres em Itabuna

Divulgação/ PRF
A atuação da PRF tem sido ostensiva na fiscalização aos crimes contra o meio ambiente  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ PRF

Publicado em 12/09/2022, às 15h55 - Atualizado às 20h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Policiais rodoviários federais, regataram, na madrugada de hoje (12), cerca de 900 aves silvestres, durante uma fiscalização em frente a unidade operacional de Itabuna (Km 502 – BR 101). Durante a abordagem à um veículo Fiat Pálio, com placas de Francisco Morato (SP), foram solicitados os documentos do condutor para uma consulta detalhada nos sistemas informatizados da PRF. Os policiais, então, realizaram os procedimentos de fiscalização padrão e, após uma vistoria no porta-malas do carro, foram encontrados centenas de pássaros das espécies ‘popularmente’ conhecidas por papa-capim e canário-da-terra.

A situação era degradante, pois o aprisionamento e a temperatura elevada dificultavam a respiração, a mobilidade e descanso das aves. As aves estavam aglomeradas em pequenas gaiolas.  Além disso, foi observado que a higienização era precária. Dezenas deles já estavam mortos.

O motorista do automóvel, que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação dos animais, assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos bichos. Disse ainda, que saiu de Itabela e viajava com destino a cidade de Jequié, onde iria comercializar os pássaros. Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.

A PRF ressalta que é atuante no combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente e que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. A Lei 9.605/98 também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, prevê as infrações, penalidades e sanções a todos aqueles que causem dano ou prejuízo ao meio ambiente, ou seja, a fauna, a flora, os recursos naturais e o patrimônio cultural brasileiro. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp