Polícia

Professor e influenciadora denunciam loja por associar bebês negros a macacos; assista

Reprodução Redes sociais
Polêmica: Influenciadora denuncia vitrine racista em Shopping  |   Bnews - Divulgação Reprodução Redes sociais
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 26/02/2024, às 09h48 - Atualizado às 14h08


FacebookTwitterWhatsApp

Na última segunda-feira (26), a influenciadora baiana, escritora e professora doutora Bárbara Carine, mais conhecida como "Uma Intelectual Diferentona", divulgou um vídeo nas redes sociais trazendo à tona uma denúncia feita pelo professor Moisés Machado. O alvo da denúncia é uma vitrine da loja Gamelândia, situada no Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A vitrine em questão apresenta uma organização peculiar, onde bonecas representando bebês brancos estão de um lado, enquanto bonecos de bebês negros ocupam o outro lado, ao lado de um boneco que caricatura um 'bebê' macaco. A influenciadora expressou sua perplexidade e questionou a intenção da loja na construção subjetiva do imaginário das pessoas, apontando o viés racista na composição da vitrine.

O professor Moisés Machado tomou a iniciativa de contatar o Shopping para questionar a atitude da loja. No entanto, a resposta do estabelecimento foi uma tentativa de se eximir da responsabilidade, alegando que a Gamelândia já havia modificado a vitrine. A polêmica levanta debates sobre a necessidade de vigilância contra representações racistas em espaços públicos e comerciais.

O ocorrido destaca a importância de abordar questões raciais e promover a conscientização sobre estereótipos prejudiciais. A polêmica também ressalta a necessidade de responsabilidade e sensibilidade por parte das empresas na criação de displays e vitrines, evitando perpetuar mensagens discriminatórias. A investigação e acompanhamento do caso são cruciais para garantir que ações corretivas sejam implementadas e para promover a educação contra o racismo.


O BNews entrou em contato com a assessoria de comunicação do Botafogo Praia Shopping que, em nota, informou que o centro comercial entrou em contato com o lojista para determinar a retirada do boneco da vitrine. 

Confira nota na íntegra:

"O Botafogo Praia informa que não tolera nenhuma forma de preconceito e esclarece que, assim que tomou conhecimento, está em contato com o lojista para a retirada do brinquedo. O shopping reforça que o boneco já foi retirado da vitrine e ressalta que está em constante revisão dos seus processos para garantir o compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade e evitar que situações como esta voltem a se repetir".

*Matéria atualizada às 14h05 do dia 26 de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp