Polícia

Saiba quem é o idoso resgatado após cárcere privado em Salvador

Divulgação
Mestre Lourimbau é um dos principais representantes na arte de fazer e tocar berimbau na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 04/01/2024, às 15h49 - Atualizado às 17h42


FacebookTwitterWhatsApp

O idoso de 75 anos, resgatado após ser sequestrado e mantido em cárcere privado após cerca de oito meses, foi identificado como Lourival Santos Araújo, também conhecido como Mestre Lourimbau.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Natural do Alto do Peru, no bairro do Largo do Tanque, em Salvador, Mestre Lourimbau é cantor, compositor, berimbalista e um dos principais representantes na arte de fazer e tocar berimbau na Bahia.

Em 2018, ele fez parte de um projeto com a banda BaianaSystem, na Praça Tereza Batista, no Largo do Pelourinho. Além disso, também gravou a música Melô do Centro da Terra com o mesmo grupo.

Durante a sua juventude, Lourival tentou ser jogador de futebol e até teve passagens por Galícia e São Cristóvão, mas foi na música que se encontrou, logo após abandonar as chuteiras, no ano de 1982. 

A partir disso, Lourimbau passou a participar de festivais instrumentais na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA)

Ele ainda deu aula na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo (USP) e no Conservatório Musical Souza Lima. 

Lourival Santos já se apresentou na cidade de Berna, capítal da Suíça, para apresentação na Feira de Música Brasileira; e também em Luneburg, na Alemanha.

No cinema, ele participou da composição da trilha sonora do curta metragem 'Tocador de Ilusões', de Lula Oliveira (1997); e de 'O Trampolim do Forte', de Rodrigo Mattos (2010).

O caso

Há alguns anos, Lourimbau sofre com alguns problemas de ordem psicológica. Por conta disso, segundo o delegado Ricardo Amorim, do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), se tornou comum situações onde ele ficava desaparecido e era encontrado posteriormente. 

Um desses episódios ocorreu em julho de 2020, quando o idoso foi considerado desaparecido e diversos pessoas se mobilizaram para tentar localizá-lo, inclusive os integrantes da banda BaianaSystem.

Outra situação semelhante aconteceu abril de 2022, quando ele teria saído da Unidade de Assistência a Idoso (UAI), abrigo localizado em Amaralina e mantido pela Prefeitura de Salvador.

Segundo o delegado Ricardo Amorim, Lourimbau estava desaparecido há cerca de oito meses. No entanto, desta vez, ele foi 'sequestrado' por uma mulher e mantido em cárcere privado e condições precárias, em uma residência no Alto da Terezinha.

A sequestradora já foi identificada e qualificada, mas ainda não foi localizada e presa. As buscas por ela seguem na tentativa de fechar um inquérito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp