Polícia

Secretário de Segurança não descarta possibilidade da fuga ter sido ação coordenada por facção criminosa

Joilson César/BNews
Armamento de guerra foi encontrado dentro de matagal próximo a penitenciária Lemos Brito; detentos ainda são procurados  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 22/10/2023, às 10h23 - Atualizado às 11h37


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, não descarta a possibilidade da fuga dos detentos da Lemos Brito ter sido uma ação coordenada por uma facção criminosa de Salvador. A informação foi divulgada durante entrevista, na manhã deste domingo (22).

"Essa é uma das linhas. Nós não podemos descartar essa linha até por conta da quantidade de armamento que foi encontrado ali, que estava dando apoio a esse evento. Mas como estamos com equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar ainda em campo, buscando os foragidos, a gente não pode concluir isso agora ", disse o secretário.

A apreensão das armas de guerrra foi feita no último sábado (21), dentro do matagal que circunda o presídio, localizado na Mata Escura. As forças de segurança encontraram o material durante a "caçada" aos fugitivos. (veja lista do material apreendido abaixo).

- 2 fuzis Colt M4 calibre 5,56mm
- 4 pistolas Canik calibre 9mm
- 1 pistola SF calibre 9mm
- 1872 munições calibre 5,56mm
- 794 munições calibre 9mm
- 327 munições .40"
- 2 munições .380"
- 17 carregadores para fuzil 5.56mm
- 1 carregador alongado para 30 munições 9mm
- 8 carregadores para 18 munições 9mm CANIK
- 2 carregadores para 19 munições HS
- 1 carregador Glock para 16 munições
- 3 coletes balísticos placa cerâmica
- 3 carregadores portáteis
- 2 celulares Samsung

Ainda de acordo com Marcelo Werner, está sendo realizado um trabalho entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e a SSP para fortalecer as ações de proteção no sistema prisional em Salvador e no interior da Bahia.

"Romper eventuais fluxo comunicação que possa vir de dentro do presídio para as ruas e lógico sempre realizando ações no intuito de retirar de dentro das unidades prisionais eventuais aparelhos que possam comunicar com as ruas", comentou o secretário.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Relembre Fuga 

Sete detentos fugiram da cela do módulo 5 do presídio Lemos Brito, localizado na Mata Escura, em Salvador, no final da manhã do último sábado (21). Os homens escaparam pela Avenida Gal Costa, que foi cercada pelas forças de segurança.

Investigações apontam que os fugitivos seguiram em direção ao bairro de Pau da Lima, que fica próximo ao complexo.

Imagens flagraram momento em que os detentos entraram em dois carros de luxo, na Avenida Gal Costa, que já aguardavam para fuga. Os veículos estavam parados na via e saíram em alta velocidade logo após "resgate" dos fugitivos.

BNews teve acesso a lista e foto dos criminosos. (Clique aqui)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp