Polícia

Segurança em ação: Bases Comunitárias buscam reafirmar compromisso de integração com a sociedade

Divulgação
Unidades da Base Comunitária de Segurança visam atender a comunidade local, tornando-se um ícone referencial  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/01/2022, às 06h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Base Comunitária de Segurança constitui-se numa base operacional, célula de Policiamento Comunitário, que visa atender a comunidade local, tornando-se um ícone referencial, integrando as demais atividades praticadas pela corporação, pela sociedade e demais órgãos públicos responsáveis pela melhoria da qualidade de vida da população.

Com o principal objetivo de tornar o atendimento da Polícia Militar ainda mais satisfatório as necessidades do cidadão baiano, as unidades buscam firmar uma parceria legítima com a sociedade, a fim de garantir o sucesso do trabalho de segurança pública. “A ideia é valorizar a comunidade e buscar, cada vez mais, essa aproximação”, destaca o Major Luciano, Coordenador do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos – DPCDH.

Ao todo, são 13 unidades na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e seis no interior baiano. "Estamos possibilitando a melhoria na qualidade de vida das pessoas. A base comunitária não só traz segurança para a população, como também reafirma o compromisso de integração e parceria com a comunidade, através das diversas ações realizadas”, afirma o Major.

As BCS atendem públicos de todas as idades, estando preparadas para oferecer apoio nas mais distintas esferas da sociedade. “Dentre os inúmeros projetos, são desenvolvidas atividades culturais, esportivas, educacionais, e de promoção social”.

No Estado da Bahia, de forma pioneira, as iniciativas promovem uma série de mudanças sistêmicas, que têm mobilizado toda a estrutura da PM. Um novo modelo de gestão vem sendo buscado, em prol da valorização dos recursos humanos, com a intensificação de uma doutrina mais humanitária e voltada para a qualidade na prestação de serviço. 

Desde que começaram a ser implantadas, diversos projetos e estudos vem sendo realizados com essa finalidade, construindo-se assim uma base sólida para que a PM-BA vislumbrasse melhores caminhos para o futuro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp