Polícia

Preso fazendeiro que mantinha trabalhadores em regime análogo à escravidão na RMS

Reprodução PRF/BA
Vítimas foram atraídos anúncio na internet  |   Bnews - Divulgação Reprodução PRF/BA

Publicado em 03/08/2022, às 17h52   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP)  encontraram um cativeiro nesta última terça-feira (2), onde trabalhadores viviam em regime semelhante à escravidão, na zona rural de Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Uma equipe da PRF recebeu uma denúncia de duas pessoas que relatarem estar sendo submetidos à condições degradantes de trabalho e que teriam sido traídas por intermédio de um anúncio na internet que oferecia trabalho em uma fazenda com carteira assinada e alimentação.

Chegaram na fazenda no mês de julho e foram recepcionados pelo proprietário do imóvel rural. Eles foram alojados em uma edificação precária e sem condições mínimas de higiene e saúde. Dormiam no chão sem, ao menos, um colchão. O espaço era sujo, o que  proliferava a infestação de insetos e tinham que conviver, diariamente, com ratos e baratas.

Não havia local para preparar as refeições e a única alimentação servida eram produtos vencidos, pagos por eles. As vítimas afirmaram não ter horário definido para iniciar e terminar o serviço. As folgas eram de 15 em 15 dias. Ambas eram constantemente ameaçadas. 

Policiais rodoviários federais, auditores do trabalho e um promotor do trabalho se dirigiram ao local e constataram a veracidade das denúncias. O proprietário do imóvel rural foi preso e encaminhado para a Polícia Federal, na capital baiana. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp