Polícia

Sistema prisional brasileiro tem a presença de 70 facções criminosas; saiba mais

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
CV e PCC têm o maior poder entre as facções criminosas  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 14/12/2023, às 13h19   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento inédito feito pelo Ministério da Justiça mostrou que 70 facções criminosas estão ocupando as cadeias do Brasil, e em todas as unidades da federação estão o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho). As informações foram obtidas pela Folha de S. Paulo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As duas maiores facções do país têm atuado em 24 estados e no Distrito Federal, e o CV é o que vem crescendo cada vez.

De acordo com dados, o CV está presente em presídios de 21 unidades da federação, seis a mais do que em 2022. O PCC está em 23, duas a mais do que no ano anterior.

O crescimento expressivo do CV se deu a partir da expansão para o Norte e Nordeste, processo qe se iniciou no sul da Bahia até chegar a Salvador, onde firmou aliança com o Comando da Paz.

Já no Norte, o CV controla o tráfico de drogas no Amazonas, onde o Governo passou a realizar uma série de investimentos na segurança pública e no sistema prisional.

Das 70 facções atuantes no sistema prisional, apenas o Comando Vermelho e o PCC têm abragência nacional. Outras 13 apresentam atuação regional, enquanto 55 têm influência a nível local.

Poder das facções

Ainda conforme as autoridades, do total, 21 facções são consideradas de alto impacto. O CV é classificado como de mais difícil monitoramento por não ser tão organizado quanto o PCC, que possui contabilidade de faccionados e até de armas nas unidades.

*Com informações da Folha de S. Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp