Polícia

Justiça dá resposta a liderança do CV na Bahia que comandou 'tribunal do crime' no interior

Reprodução/Polícia Civil/SP
Manoel Felipe dos Santos Conceição é apontado pela polícia com uma das lideranças do CV no norte do estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Polícia Civil/SP
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 14/12/2023, às 11h31


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça negou o pedido de liberdade de Manoel Felipe dos Santos Conceição, conhecido como “Mago”, preso em 2021, acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O homem, apontado pela polícia como uma das lideranças do Comando Vermelho na Bahia, tem uma ficha criminal extensa, incluindo uma tentativa de latrocínio contra uma policial militar, em Juazeiro, no norte do estado, além da suspeita de envolvimento em mais de 10 homicídios ocorridos durante o “tribunal do crime”.

A defesa dele fundamentou o pedido de liberdade alegando que houve demora no andamento do processo e que os limites aceitáveis para a formação da culpa foram ultrapassados. Entretanto, o sistema judicial afirmou que o processo está seguindo seu curso de maneira regular, em um período razoável, considerando a complexidade do caso, que envolve outros suspeitos. Diante da gravidade dos crimes, da periculosidade do acusado e do risco de reincidência criminal, a Justiça optou por manter a prisão.

Manoel Felipe foi detido em agosto de 2021 na Zona Leste de São Paulo, onde estava escondido, com sua mãe. Durante a prisão, ele resistiu e tentou usar uma arma escondida sob o travesseiro para atacar os agentes. A prisão ocorreu durante a Operação Gunsmith, realizada pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Senhor do Bonfim. Na época, mais de 30 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas foram detidas na Bahia.

Manoel Felipe recebeu uma sentença de 13 anos e 4 meses pelo envolvimento na tentativa de latrocínio contra a policial, com 6 anos a serem cumpridos em regime fechado. Beneficiado com uma diminuição de pena, ele teve autorização para sair temporariamente e não retornou ao presídio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp